terça-feira, janeiro 31, 2006

Considerações do Katano


Colegas,
como o prometido só é devido se alguém se lembrar (e assim aconteceu), aqui vou colocar em termos cronológicos a biografia de alguém que, nas palavras do mesmo, mantém o planeta a girar através de um sistema de alavancas escondido atrás do faqueiro lá em casa. Sim, caro cibernauta, acertou... é o senhor Anselmo!! (esta é a parte em que vocês se levantam e aplaudem em júbilo). De referir que as datas e informações foram recolhidas com o apoio do próprio senhor Anselmo e de alguns colegas dele da prisão. Aliás, a foto (gentilmente cedida pelo próprio) faz menção aquela vez em que salvou a terra repelindo um ataque de discos voadores foleiros!! A foto prova-o. Sozinho, senhor Anselmo derrotou uma frota alienigena. Casado 23 vezes e divorciados algumas a menos, este homem tem uma história que dava um filme! Agora se era um filme que valesse algo, isso já não sei....
1944- Suposto nascimento do senhor Anselmo e do seu irmão gémeo o senhor Jonas numa pacata aldeia francesa, 300 kms a este de Paris. A sua mãe, uma modesta camponesa francesa (e dançarina exótica na tasca da aldeia «le petit crouissant») , não consegue contudo explicitar quem seria o pai das crianças dado que era violada numa base diária por tropas nazis e aliadas (dependendo de quem atacava e defendia o local).
1946- O jovem senhor Anselmo, curioso sobre como funcionava o mundo (e temendo os credores que já naquela terna idade o perseguiam) decide fugir de casa. Contudo, antes de o fazer, ainda tem tempo de convencer o seu irmão gémeo, o senhor Jonas, a mudar o nome para senhor Anselmo, garantindo-lhe que assim a Marie Pierrot lhe faria todo o género de carícias sensuais. Misteriosamente, o senhor Jonas vê nas semanas seguintes todos os seus bens penhorados e é inexplicavelmente corrido a pontapé de todos os estabelecimentos comerciais.
1946-1968- Pouco se sabe sobre o que terá acontecido ao senhor Anselmo durante este periodo, dado que ele afirma que se fez ao mar, navegou à volta do mundo umas quantas vezes, deixou filhos em todos os portos, descobriu um continente novo onde toda a gente tinha uma tonalidade amarelada, olhos em bico, comiam arroz e partiam tábuas com as mãos. Infelizmente, esqueceu-se de comprar postais por onde passou e como tal não tinha provas das suas viagens e descobertas.
1970- Patriótico, corajoso e com uma grande sede de lucro fácil, senhor Anselmo decide tornar-se representante da Avon em Angola durante aquele tempo conturbado. Fez o juramento de que não descansaria enquanto houvesse um homem naquela guerra que precisasse de base ou mesmo um perfume manhoso. Foram actos como este que lhe valeram o respeito dos seus compatriotas (isso e o facto de ele cobrar menos 10% do que aos indígenas).
1980- Um amigo convence-o de que o negócio de artigos sanitários é o que «tá a dar» e o senhor Anselmo investe o dinheiro da familia (da sua e de outras) em escovas de sanitas. Inexplicavelmente o mercado entra em crise..... e lá está o senhor Anselmo em fuga novamente.
1999- Pela quinta vez, senhor Anselmo é preso e enviado para um estabelecimento prisional de segurança máxima. As autoridades conhecem bem a sua reputação de lenda de evasão. Os seus temores confirmam-se quando senhor Anselmo se evade mais uma vez. Ele afirma tê-lo feito por um túnel, mas o seu andar arqueado e a impossibilidade de se sentar durante algumas semanas indicavam que teria tido ajuda de uma guarda prisional corrupto carinhosamente apelidado Zézinho «vira-o pra cá».
2006- Farto de ser perseguido injustamente, senhor Anselmo torna-se colaborador oficial deste blog fornecendo todo o género de suporte visual e informações. Inestimável no meio jornalístico, esta personagem já tem na sua posse vários prémios ligado a este meio (todos roubados).
E quem sabe o que o destino reserva ao senhor Anselmo.....?
Um abraço do Katano

10 comentários:

Anónimo disse...

na realidade o sr. Anselmo e 1grande homem....quando ele for avozinho,ou melhor se ele conhecer os netinhos vai ter muitas historias para contar!!!parabés caro amigo katano(cuidado com as confianças que o meu marido pode não gostar)pelo excelente trabalho que fez sobre o Sr.Anselmo!!CM

Anónimo disse...

Caro katano:
Permita-me, nesta minha primeira intervenção, felicitar todos os bloggers aqui participantes pela qualidade dos seus textos.
Quanto ao Sr.Anselmo confesso a minha admiração pelo mesmo!Com um percurso de vida absolutamente notável(note-se que aos dois anos de idade fugiu de casa!)acabou por recentemente poder monstrar ao mundo toda a sua genealidade com a manifesta qualidade artística das suas fotos!Oxalá a História lhe reserve um lugar destacado!

Anónimo disse...

Caro Katano:
Após um período de trevas durante o qual as suas considerações não iluminaram a psicasténica, eis que cintilam novamente as páginas da blogosfera, desta feita mercê dessa lenda viva que é o Sr. Anselmo.
Li comovidamente o percurso de vida desse homem que tanto já nos deu e ainda tem tanto para nos dar (e mesmo para devolver, dizem alguns).
Como fundador e membro n.º 1 do MASA, congratulo-o pelo engenho e arte com que, sem faltar à verdade, relatou a história de vida desse ícone da fotografia.
O Sr. Anselmo tem já lugar cativo nas páginas da história mundial. E o amigo Katano por certo terá também.
Atentamente,
Tubarão.

Capitão_Vegetal disse...

que tipo de camara é que o senhor anselmo usa?

Katano disse...

É uma máquina descartável daquelas de um euro que estavam em promoção na cadeia de lojas «BOX». Sem flash!

Anónimo disse...

É bom ver que o Katano mantém a preocupação de não revelar os segredos do Sr. Anselmo.
Só lhe fica bem!

Katano disse...

Repare, caro Tubarão (aliás, com que espécie de tubarão estamos a lidar? branco? tigre?), que sendo uma pessoa discreta, o senhor Anselmo pediu-me que não desse a conhecer ao mundo nada que pudesse comprometer o exercicio da sua profissão (isso ou falar com a bófia sobre ele).

Anónimo disse...

Antes de mais, sinto-me na obrigação de dar os enormes parabéns aos bloguistas do psicasténica... Pela qualidade e clareza dos textos, pela criatividade que apresentam e por dar a conhecer ao mundo (ou pelo menos àqueles que lêem o blog...) essa grande figura que é o Sr. Anselmo (um homem que foge de casa aos 2 anos de idade e anos mais tarde investe num negócio de escovas de sanitas merecia um prémio Nobel qualquer... aliás acho q se devia criar o Prémio Nobel para aqueles-que-fogem-de-casa-aos-dois-anos-e-investem-num-negócio-de-escovas-de-sanita-e-que-se-chamam-anselmo!!!) Tenho q começar a tratar disso... os candidatos seriam muitos mas vendo o belo currículo do sr. anselmo, penso que tem hipótese!!!
Para terminar tenho um belo tema para um post q penso q agradará aos psicasténicos e a todos os blogosferos q passam o dia a dissertar sobre coisas idiotas: a sexualidade das rãs em tempos de chuva!Aposto que nem o próprio David Attenborough (axo q é assim q se escreve e pra quem n tiver a ver quem é o Herman José interpretou a referida personagem escondendo-se atrás de um vaso a estudar os seres mais estranhos e os seus habitats e hábitos...) se lembrou disto e acho q é um tema de extrema importância e, obviamente, de grande utilidade!
Aguardo ansiosamente por mais posts, e mais uma vez parabéns! Ah, de salientar q as fotos são extremamente explícitas, de uma grande qualidade e acima de td (e esta é a maior qualidade das mesmas) despertam a infantilidade q todos nós temos (snif...), o que.... opá, é bom!

Anónimo disse...

Cumprimentos aos bloguistas deste douto blog.
Só queria dizer: Grande Sr. Anselmo, é o maior.
Devia haver mais Srs. Anselmos em Portugal e o país não andaria como anda.
Aliás, devia haver um Sr. Anselmo em cada esquina.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Ola, caros amigos bloggistas e todos outros que tais.
Antes de mais era só pa dizer que estão de parabéns quanto à genial ideia que tiveram, e possibilitada por estas tecnologias da informação que permitem, na verdade, dar largas à imaginação de cada um e, assim, soltarem-se das amarras opressoras e fatigantes do quotidiano.
É, pois, com entusiasmo que leio os vossos discursos, mais ou menos lógicos e com boa dose de humor.
Agora, que o Padrinho Belmiro se prepara para mais uma negociata das grandes, eu provavelmente deixarei de ter a minha ligação ADSL da Sapo, para com o dinheiro que pouparei durante 5.000.000 de anos, criar a minha própria empresa de serviços de Internet e depois ganhar muito dinheiro para comprar a própria SONAE Bem, o serviço até não é mau! Eles anunciam uns esplendorosos 2 Mb/S, bem bom.
Bom, de maneiras que já li as primeiras linhas de quase todos os textos e gosto bastante das fotos e desenhos.. Imaginativos (quase todos. Aquela da praia, era um bocado desnecessária, não..?) Só digo isto, porque vêem-me à memória aquela manhâ gelada, em que junto das Forças do Bem, desembarquei na Normandia. Ainda hoje, acordo sobressaltado ouvindo todos aqueles tiros de metralhadora, e os gritos... Ai, os gritos...!!! Tantos peixes indefesos foram sacrificados às maõs daqueles assassinos, que nos queriam matar..
Mas é assim, caros cibernautas. Não vos maço mais com estas divagações de um pobre a quem um dia nem sequer perguntaram se queria ir pra longe lutar pela Pátria. A Pátria..! O sr. Anselmo, por acaso não andou na 4º Companhia dos Comandos e Aviadores de Santa Margarida..? Eu acho que me lembro dele falar que tinha nascido num bordel de uma pequena e pacata aldeia francesa a 300 Km de Paris. Se bem me lembro ele falava disso e de um outro irmão que, ainda de tenra idade emigrara para o Chile.
Se for o Anselmo que eu conheci, um grande abraço para ele e muitos beijinhos para os meus dois filhos Cristine e Louise (devem estar moços, agora, pois.. Aos que já foi isso...!! Bela cachopa essa Caroline. E atrevidota, por sinal..) que ele tão diligentemente cuidou, trabalhando de sol a sol para o seu sustento e educação nas melhores escolas do Mónaco! Obrigado, Anselmo.

Bem, então até mais logo.
Cordiais saudações