domingo, janeiro 15, 2006

Sol da Caparica


Antes de mais, algumas considerações prévias (very portuguese, uh?): sou Sub-Lodo e serei Sub-Lodo. Afigura-se-me, porém, importante, esclarecer os transeuntes da blogosfera. Sou Sub-Lodo devido à minha triste, direi mesmo quase miserável existência. Dada a classificação efectuada pelos meus co-bloggers dos estratos que compõem a realidade (apesar de porventura a realidade ser um pouco ambígua aos olhos de quem está desse lado, pois somos psicasténicos e, claro está...a distinção entre realidade e fantasia dilui-se a cada dia que passa), muito abaixo da vida animal e vegetal, das semi-vidas impregnadas nos minerais radioactivos, dos excrementos, do pús...surge o lodo...e logo a seguir...moi-même. Assim sendo, Sub-Lodo me assumi(ram). Contudo (e agora tocando no assunto que me traz hoje aqui), a minha existência não é assim tão má. A prová-lo, esta minha experiência que, como reconhecerão facilmente, é quase paradisíaca. Eu cheguei a ver a luz e confio mesmo que após a leitura destas palavras um frémito de inveja vos percorrerá a espinha. Ora estava eu a constatar a temperatura de -2º que se verificava lá fora (isto é verdade) e senti um arrepio de saudade ao lembrar as férias de Verão de uma vida. Claro está, um pouco mais modestas que o ideal com o qual cresci da excursão a Torremolinos veiculada pelo Tó do notável Duarte & Cia. Mas a Caparica, a Costa da Caparica é qualquer coisa...e não pense, caro leitor, que me estou a referir a Costa na sua acepção mais genérica! Estou a falar da praia da Vila! Sei bem o que pensastes neste momento...afinal o rapaz vive com estilo! Mas esperem! Não fiquei por aqui! Eu consegui ir à dita praia ao Domingo! SIM! AO DOMINGO! Sou ou não sou in e cosmopolita? O jet-set português à porta do famoso Barbas (juro que os vi!):Fernando Mendes...Nicolau Breyner...Luísa Barbosa...João Baião...pensavam que era só no Algarve e em Cascais, não? Mas voltando à praia em si; aquele movimento fashion próprio do fim-de-semana não facilitava nada a tarefa de arranjar uma boa clareira no areal...mas após muito procurar...lá estava eu...que sonho: junto às rochas que formavam o paredão onde senhores de apreciável vermelhidão lombar pescavam em convívio (hoje dedicam-se ao golf...), onde viúvas de pilosidade facial desenvolvida espalhavam o charme de mulher experiente nas suas batas negras de chic inolvidável, com o bom gosto comum de evidenciarem uma propensão comum pelo boné vermelho desbotado (na moda na altura...) com a inscrição PORTUGAL ou o clássico chapéu branco debruado a verde da prestigiada Central de Cervejas (Augustus...Fátima Lopes...Maria Gambina...Miguel Vieira...CRESÇAM E APAREÇAM!). Mas, caro leitor, se era bom estar junto às rochas, que dizer dos escassos 20 metros que me separavam da mítica bola NIVEA, monumento esse, ponto de encontro para a fina flor, a nata, a crème de la crème, do veraneante. Aquele que não engana: a ninhada de miúdos nus com areia (tipo croquete) por todo o corpo que invariavelmente passa o dia a chorar e a guinchar (dá bom ambiente), o baralho de cartas sempre à mão (seguramente para jogar um Bridge), a sombra do chapéu que mais não serve para manter a geleira azul bem fornecida com sandes de presunto e ovos-mexidos (qual caviar...) e um tinto maduro fresquinha, as toalhas Arco-Íris, as raquetes de Beach-Ball (sim...esta gente da Beautiful People é atlética e pratica desportos aristocratas como o ténis) e o à vontade e destreza evidenciados quando, após um banho de água a 19º no cume da digestão, gritam com orgulho "Hoje a água está a ferver!". Que saudades...só a lembrança do aroma a gasóleo dos tractores que puxam as redes do peixe...o colorido da espuma verde na zona da rebentação das ondas...é assim a Costa da Caparica aos Domingos. Afinal...Sub-Lodo sim, mas com muita pinta! Quero voltar, quero sentir o bulício próprio desta vida de dandy endinheirado, em suma, de playboy. Até lá...sonhem comigo com o Sol da Caparica. Ponham a rolar a inesquecível música dos Peste & Sida com o mesmo título e fechem os olhos depois de observar a foto...ela foi tirada MESMO na Costa da Caparica!

5 comentários:

Anónimo disse...

Qual Riviera francesa? Qual Santa Monica? Qual Rio de Janeiro? Costa da Caparica põe todas essas praias lá do estrangeiro num chinelo de plástico.

Anónimo disse...

Caro amigo, serei leitor atento das tuas venturas, desventuras e aventuras!
Um mero substituto para o prazer que a vida não me dá de privar mais contigo!

Um abraço amigo,

PC

Tigrão disse...

Só uma pequena precisão: o Sub-Lodo não vem "logo a seguir" ao lodo... Se for pra ser simpáticos podemos dizer "a seguir", se for pra ser realistas diremos "bastante depois". Mas nem tudo é mau uma vez que uma parte da doutrina se inclina para considerar o Sub-Lodo como uma sub-espécie degenerada do berbusco evolutivo. A comunidade científica aguarda expectante provas concretas desta teoria.

Sara disse...

Tu próprio admites ser dono de uma triste, mesmo quase miserável existência... Vês que precisas mesmo de ir ao médicu?!

Anónimo disse...

Ola a todos. E a primeira vez que leio estes textos, que se querem de humor?! Bem, não achei muita piada a isto. Tenho duas filhas pequenas de 7 e 4 anos, e elas gostam muito dos livros da Anita. Só umas mentes distorcidas, fruto de uma eventual infância muito má, na companhia de amigos mais velhos, podem encontrar perversão numa escrita tão simples, cativante e mesmo educativa.
Espero que os temas mudem.
Escrevam sobre as raízes de algumas plantas e o porque das folhas seguirem a luz.. Sei la. Agora atacar o mundo infantil, isso não, por favor.