segunda-feira, outubro 15, 2007

BAD - Contribuição do Tigrão

Julgo que é louvável a iniciativa mundial à qual a Psicasténica hoje se junta. Louvável e sobretudo útil pois não restam quaisquer dúvidas que, por exemplo, o Bloggers Action Day travará definitivamente o aquecimento global. Toda a gente reconhece a importância da escrita em blogs para o combate à emissão de gases de estufa, esgotamento dos combustíveis fósseis, tratamento de resíduos e poluição em geral.

E por falar em ambiente, julgo ser pertinente falar do ambiente pesado que se vai vivendo em algumas instituições religiosas milenares. Qual não foi o meu espanto, quando ontem de manhã, entre o repelão matinal no escroto e a coçagem das mucosas oculares a fim de proceder à remoção da remela, assisti a algo verdadeiramente assustador: milhares de pessoas em Fátima a acenar lenços brancos à pobre da Santa que teve que ser removida em ombros por valentes soldados da GNR pelo meio de um cordão policial que continha a multidão. Não percebi muito bem o que se estava a passar porque há duas semanas, durante o visionamento de mais uma "Tarde da Júlia" na TVI, o sistema de som da minha Mitsai pereceu valentemente enquanto tentava reproduzir um ganido de 1.453.022 decibéis emitido pelo hercúleo sistema vocal da Júlia Pinheiro. Ora, mas como vos estava a contar, foi um espectáculo assustador, só comparável ao que sucedeu noutro espaço de fé a um outro Santos. Refiro-me, obviamente, ao sucedido na época litúrgica 2006/2007 na Catedral da Luz em que Fernando Santos teve um tratamento em tudo semelhante a Nossa Senhora de Fátima (NSF). Mas, se no caso de Fernando Santos os lenços brancos dos fieis do SLB se justificavam pela aplicação sistemática de um 4-4-2 mefistofélico em losango, variando com um 4-3-3 altamente ateísta, já no caso de Nossa Senhora de Fátima, acabei por não perceber muito bem as causas de tão mau ambiente. Após intensa mas pouco profícua cogitação, concluí que o divorcio entre os adeptos e a Santa se pode apenas ficar a dever a algum dos seguintes motivos:

1 - Aperceberam-se, 2 mil anos depois, da incongruência da relação maternidade/virgindade;
2 - Dificuldades orçamentais têm impedido NSF de levar a cabo uma quantidade de milagres suficiente para satisfazer os pedidos que lhe são dirigidos;
3 - Consideraram escassa a vitória do Fátima sobre o FCP;
4 - Deram-se conta que a Irmã Lúcia tinha 40.000 dioptrias e que na altura em que "viu" NSF ainda não usava óculos;
5 - Notaram que as sucessivas descidas de Nossa Senhora do céu ao cimo da azinheira contribuíram catastroficamente para o aumento do buraco na camada de ozono e para a diminuição da produção de azeite no Ribatejo.

Ora, meus caros amigos, em qualquer dos casos não me parece que se devam pôr em causa 90 anos de serviço dedicado. Seja qual for o motivo, tenham calma! Nossa Senhora não é nenhum Satã nem muito menos um Fernando Santos. Nossa Senhora está para Fátima como Sir Alex Fergusson está para o Manchester United ou José Mota para o Paços de Ferreira!
Tenham fé, as coisas vão-se resolver e o ambiente acaba por melhorar!

1 comentário:

Sub-Lodo disse...

É o movimento dos neo-iconoclastas! A interpretação literal dos 10 Mandamentos está bem viva e é Deus que fala contigo lembrando-te que não deves cobiçar a mulher do próximo, nem cometer adultério, ainda que haja bom ambiente!