sábado, junho 09, 2007

Back in the USSR


Beret, Sierra Nevada, Chamonix, Courchevel…SIBÉRIA! Estâncias de Inverno prestigiadas, hotéis de cinco estrelas, gulags comunistas, enfim, o sonho de qualquer turista da neve. Se as primeiras são por demais conhecidas, a Psicasténica decidiu dar largas ao espírito Peolpe & Arts que nos invade de quando em vez e mostrar o requinte do fascinante mundo dos gulags. O turismo nestas estâncias conheceu o seu apogeu nas décadas de 30 e 40 do século passado, graças ao espírito empreendedor e visão estratégica e pioneira de Josif Vissarionovich Stalin, esse reconhecido empresário da hotelaria. Ditador, dizem as más línguas…mas que outro génio se lembrou de povoar uma região inóspita e conciliar o lazer e a integração dos indivíduos nos parâmetros da sociedade? Que saudades do comunismo! Tanta gente a aprender a viver em comunidade, a não desrespeitar o bem comum, a respirar liberdade e, melhor que tudo, a desfrutar do ar puro a uma temperatura média de -55º! Que pena o progresso nessa altura não ter dado aos que viviam desta empresa as legis artis bastantes para evitar 20 milhões de mortes acidentais… Diz-nos Bernardino Soares (apologista da ideia de que o regime da Coreia do Norte é uma verdadeira democracia), entrevistado pelo Sr. Anselmo, que “não fosse a péssima decisão do Ministério do Interior Soviético na década de 60, ainda hoje podíamos apreciar a beleza das estepes, praticar os mais belos desportos de Inverno, nem que para tal fosse necessário enterrar umas dezenas de opositores ao regime para fazer uma rampa, ao mesmo tempo que assistiríamos ao inculcar de verdadeiros princípios nas populações”. Só perante estas fantásticas condições, acrescentamos nós, poderiam florescer aureolados escritores como, Alexander Solzhenitsyn, Yevgenia Ginzburg, Varlam Shalamov ou Alexander Dolgun. Diversão, valores, inspiração e paz de espírito. Que mais podemos pedir? Não fique em casa…não deixe que o capitalismo o condene à cegueira mental. Desperte o comunista que há em si, cultive o anti-imperialismo no seu filhote e faça um favor às gerações vindouras: deixá-las sonhar com umas férias de sonho na Sibéria, desde o mais radical snowboard nas valas comuns a um relaxante chá quente numa torre de vigia.


SUB-LODO

19 comentários:

Katano disse...

Gostei da ideia das meias com simbolos comunistas. Seguramente uma das melhores ideias do departamento de marketing dessas populares estâncias de férias.

«Trabalhe feito escravo e ganhe um par de meias autografado por um falsificador barato de Stalin»

Anónimo disse...

Eu ofereço-me para fazer uma recolha de fundos para que possas lá passar uns tempinhos , tu e a tua guitarra...

Lord of Erewhon disse...

Tudo para a Sibéria! :)

DuoDeno disse...

Nós de Stalin não somos muito apreciadores. Agora Tortinha de Bróculos, isso sim! Um prato à maneira!

Só gostava de informar que vos adicionamos no nosso blog.

Isso e que desmascaramos o ZéTó...

hasta siempre comandantes!

DuoDeno disse...

Ps: Não era tortinha e sim tortilha. Pedimos desculpa pela inconveniência.

Maria Strüder disse...

São uns ingratos Sub-Lodo, se fizessem uma sondagem pelos prisioneiros de guerra certamente que escolheriam as paisagens geladas a uma África por exemplo.
Deve ser chato estar a ser torturado num país quente, digo eu, ficar sem uma pernita na neve é uma coisa mas quem aguenta levar com chibatadas durante o calor??!
Em relação ao Sub-Lodo e a sua guitarra...mantenho a situação do ácido :p

Anónimo disse...

Nunca vi tanto azeite junto ... enfim
De certeza que não usam o azeite das sardinhas como gele ?

Tigrão disse...

Como "gele"???? LOLOLOLOLOLOL
És grande... e quase analfabeto(a)...
Vá lá que não viste "aseite", isso sim era a cereja no topo do bolo...

ZéTó Rulzzzz!! :D

Anónimo disse...

Sub-lodo desejo-lhe uma boa viagem para a sibéria. É com contentamento que lhe digo que é o seu destino ideal, visto que a sua substância que lhe corre nesse corpo mesquinho e insignificante vai congelar por essas terras. E Sub-lodo com o cerebro congelado é um bem enorme para a Humanidade e para a blogosfera.

Passe pela agencia mais próxima e compre o seu bilhete só de ida.

Namaste =)*

Tubarão disse...

E os sorteios que organizavam?? "Diga mal nem que seja assim só um bocadinho de alguma coisa do nosso regime e habilite-se a um bilhete para a Sibéria. Para si e para amigos." Ainda dizem que não havia liberdade de expressão... Era promovida, isso sim!!!

Sub-Lodo disse...

Aceitam-se inscrições: Katano! Quem queres ser? E tu Tigrão? Eu vou inscrever-me nos "Satânicos da Treta", uma vez que deixei de pagar as quotas dos "Satânicos da Póvoa de Santa Iria". Se calhar por causa das alergias o Pro-Salazarista Ranhoso ficava para o Tigrão...digo eu... Sobrava o Anti-Comunista Decadente para o Katano. O que é que acham? Ou eu fico com o Pro-Salazarista Ranhoso, que também tenho rinite alérgica... E depois? Não sobrava nada para a Bichinho? Vejam lá e digam qualuqer coisa. Foooooogo...só nos cria problemas, o senhor El Cabomgue

Sara disse...

Não há nada tipo "Satânicos do Karaoke" ou "Eu quero é cantar I can see clearly now no carro da Sílvia"?

Tubarão disse...

Posso alistar-me para os Pseudo-Intelectuais da Chacha? Vá lá, vá lá, por favor, por favor, por favor!!!

Maria Strüder disse...

Se não gostam porque voltam ou porque continuam a ler?!
É algo que não compreendo porque também o acontece lá pelo Simplesmente.
Mas o cheirinho a azeite ainda calha melhor que um óleo vegetal e fixa melhor o cabelo mas não é compensatório a nível monetário porque o azeite está a fugir para o caro

Anónimo disse...

falou Maria!nós estamos a fazer uma petiçao online para mandar os verdadeiros rahnosos pra siberia reabilitar os gulags.Sub-Lodo:adoramos a do chazinho na torre de vigia.pode ser camomila?

Anónimo disse...

Oh fodas, cresce e aparece ...
O comunismo acabou com a queda do muro de Berlim, mas se calhar nessa altura a tua mãe ainda te dava de mamar.
Já agora podias dar uma visitinha ao Tarrafal, mas se calhar não sabes o que é isso. Temos pena ...

Anónimo disse...

depois de anónimos analfabetos temos anónimos burros.para ele temos 4 palavras:I-RO-NI-A!!!como deves ter deixado a teta da tua mãe há muito tempo ela não deve andar disponivel para te ensinar o que é.passa mal.

Anónimo disse...

Embora seja um homem rude do campo, a reforma agrária a mim não me diz nada.
Sub-lodo, homem de raça, teve a coragem para relembrar aos esquecidos que parece que apenas ouviram falar em Tarrafal, que houve uma coisa chamada Sibéria.Desenganem-se os meus amigos que pensam que foi uma estância de ski.

Anónimo disse...

Apenas dois ou tres apontamentos
1º Ah stalineo pai do markting turistico. Ideias que perduram:
- Packs familiares "Traga filhos e avó, não paga mais por isso"
- pulseiras de identificação nas viagens de finalistas (na altura tatuava-se que é mais prático)
- Preços integrados: bilhete que inclui transportes, estadia, forfaits.

O muito saudar ao contributo sino-nipo-germano-etc neste marco civilizacional que rindo a todos nós diz respeito.

2º Quem disse que a Correia não é uma democracia. E de vanguarda nas respostas que dá as questões fulcrais com que todas as democracias são confrontadas. Veja-se como resolvem a questão da sustentabilidade energética e aquecimento global. Veja-se as imagens de satélite: Democraticamente não há luz para ninguem.
O meu muito saudar a outros grandes portentos do movimento democrático contemporâneo: Os EUA e seus cowboys aos tiros pelas pradarias escolares, O camarada Vladimir a jogar xadrez com misseis estratégicos, e claro, nós com as nossas arrogâncias paternalistas neo-colonialistas.