domingo, agosto 12, 2007

Psicasténica goes Bobone


“Viu o que é ir até à Costa da Caparica e ter de me deitar ao lado de alguém que não conheço de lado nenhum?”

A frase não é minha: é de Paula Bobone. A guru das boas maneiras, a sensei do como ser “socialite”, a guardiã da boa educação. Realmente deve ser chato até porque nem há mais praias em Portugal. E mesmo que haja, nenhuma deve ser tão boa como a da vila da Costa (recordo que a minha triste estreia na Psicasténica foi com um post sobre a Costa da Caparica que poderão ler nos arquivos de Janeiro de 2006). Adiante; como Bobone não pensou em todas as situações, serve o presente post para dar resposta a diversas necessidades do momento não contempladas por Bobone.

1-Acabei de ingerir 15 minis no Moelas e 7 whisky-cola na Vinyl, porque fui atrás da febra que me pediu lume. Ela volta para me pedir mais lume. Tenho S. Gregório à porta no momento em que volto a cruzar-me com ela. Ela mete conversa; não posso vomitar à sua frente, certo?

Bom…poder, pode e acho que seria um castigo merecido por frequentar a Vinyl, mas se não quer mesmo, o guia de boas maneiras da Psicasténica sugere-lhe que sustenha o refluxo do vómito com um constante ir e vir do esófago. Certamente a menina estranhará não poder falar, mas aí já o caro leitor terá previamente combinado com o seu amigo mais ou menos consciente, que o mesmo deverá fingir um ataque cardíaco. Você “ataca-o” numa evidentemente necessária respiração boca a boca e não só se livra da golfada, como ainda faz o papel de herói salvador!

2-Estou a meio de um ménage à trois na sala de estar. Esqueci-me completamente que o meu amigo vinha de fim-de-semana e trazia os pais. Surpreenderam-me naquele espectáculo. Que fazer?

Não basta “o que fazer”…é necessário “o que fazer de uma forma airosa e dentro das regras da boa educação”. Aqui apelamos ao empírico. É tão simples! Se em vez de duas prostitutas ucranianas, estivesse a comer um belo leitão da Bairrada? Ofereceria, certo? Só tem que fazer o mesmo. Comece por cumprimentar a senhora (aqui sugerimos que lhe estenda ainda apenas a mão) e, com a permissão do marido, ofereça-se para lhe mostrar os seus dotes. Entretanto, convide o senhor do casal para se montar…er…perdão…sentar. Quando se sentirem acomodados, ofereça o seu próprio óleo lubrificante e tente contar uma chalaça apropriada à situação. Fica sempre bem e por certo desanuviará o ambiente. Toda a gente se sentirá à vontade.

São duas situações apenas. Certamente muitas dúvidas terão noutros casos de semelhante aperto. Porém, se o aperto for extremo, não tenha receio de nos colocar a dúvida nos comentários ou dirija-se ao WC mais próximo. Sentir-se-á com força. A mesma força de um pontapé do Izmailov para o fundo da baliza do Helton!


SUB-LODO

27 comentários:

Maria Strüder disse...

Vou ter que considerar este texto execrável devido à última frase.
Solano e o Donnie??

Tigrão disse...

E o prémio Post Mais Gay do Mundo vai para... SUB-LODO! Destacadíssimo! Muito gay, mesmo.
A primeira situação é nitidamente um pretexto para fazeres respiração boca-a-boca ao amigo (ou devo dizer companheiro?).
No segundo caso limito-me a citar: "Comece por cumprimentar a senhora (aqui sugerimos que lhe estenda ainda apenas a mão)" para rematar com um homossexualíssimo "Entretanto, convide o senhor do casal para se montar…er…perdão…sentar".
Cumprimentar respeitosamente a senhora com um aperto de mão e dizer ao homem para te comer o cú?... Pode ser impressão minha mas parece-me gay... Mas enfim, vindo de ti, o magnifico 33, já não surpreende...

Sub-Lodo disse...

É incrível como a tua mente apenas concebe relações homossexuais! Não admira que as descubras em todos os cantos. Mas há mais vida para além disso, caro Tigrão. Relaxe e aproveite as férias...

Maria Strüder disse...

Solano quando fiz o meu comentário não sabia que o FCP tinha perdido com o SCP daí ter que corrigir a minha afirmação.
O teu texto continua a ser abominável e só o podia ser vindo de ti (já fiquei sem a Chasey Lain para ai para um mês) apenas o que falta rematar é que acho que te devias enforcar, se possível ainda hoje.
Não porque o teu clube ganhou ao meu (não ligo minimamente a isso) mas porque seria uma coisa engraçada para fazeres e eu ia gostar muito.

Ps: se não for muita maçada tira fotos da acção e manda.

Rafeiro Perfumado disse...

Então foi essa besta que se deitou ao meu lado e me encheu de areia...

Sara disse...

(ler com tom nasalado)
Um texto sobre a Paula Bobone é supé desinteressante, tá a ver queriducho? Ninguém liga a mínima a esta pseudo-socialite!

Katano disse...

Serei o único a reparar que ultimamente os anónimos andam mais agressivos? Deve ser da ausência de identidade...

Sara disse...

O anónimo tem ciúmes de qualquer coisa, não se sabe bem o quê, mas vai daí suponho que ninguém esteja interessado. :P

Tigrão disse...

Ah e tal e porque não há democracia e porque não posso ser um(a) idiota imbecil onde quero e quando quero e porque até sou frustrado(a) e não me deixam brincar...

Pois, os comentários são coisos e então uma pessoa vem e coiso. Prontos, é só isso. Vai escrevendo que a malta cá está para ir limpando. A Psicasténica agradece o teu contributo. ;)

Sub-Lodo disse...

Varrer um anónimo cretino com um sorriso!Tigrão a mostrar as regras de boas-maneiras da Psicasténica. Estás bobonizado!

Joaninha disse...

Se a Bobone lê estas "boas" maneiras, é desta que se retira!

Tigrão disse...

RIP

Aqui jaz mais uma opinião do anónimo...

caditonuno disse...

o meu pai sempre me ensinou que quando há convidados devemos oferecer o que é nosso. concordo plenamente.

Anónimo disse...

E vai daí que ? Não ponhas o gato no micro-ondas pois torna a net lenta.

Anónimo disse...

Cumpre-nos exaltar estas páginas psicasténicas. Verificámos, agradadas e quiçá enternecidas, o carácter positivo, jocoso e inspirado, no melhor estilo de humor non-sense, sarcástico, polido, discretamente agressivo e delirante desta verdadeira crónica de costumes dos novos tempos.

O humor «É uma das características humanas mais valorizadas nos nossos tempos. Um íman que atrai os outros, uma força da personalidade que traz benefícios a todos os níveis e que pode ser treinada.» in: www.maxima.pt

«O bom humor é, então, uma forma descontraída de prevenir gripes e resfriados. E ainda um fortificante quando se fala em Sida, cancro e problemas de coração. Um levantamento da Universidade de Maryland, também nos EUA, descobriu que sorrir influencia o músculo cardíaco: segundo o estudo, os enfartados apresentam 40% menos tendência a rir do que homens saudáveis da mesma idade.» in: www.vadiando.com

Mas este forte humor positivo provoca maleitas em certos corações…há reacções desencadeadas e manifestadas por terceiros comentadores que nos deixam perplexas. Por um lado, o anonimato é louvável, tendo em conta que é o assumir de uma dada condição. Já por outro lado, o assumir de outras identidades é um fenómeno mais complexo. Preconiza um fraccionamento do próprio EU em: EU/outro EU, que enfim, não sabemos comentar devidamente porque somos Balzaquianas…

E em boa verdade não deveria nem ter sido surpresa para nós a inflamação dos ânimos verificada no capítulo dos comentários. Mas devido ao nosso carácter Balzaquiano, foi neste ninho de conturbadas emoções que se prenderam nossos olhos e corações. E é sobre ele que nos vamos debruçar, não sem antes deixar uma saudação Balzaquiana ao fenomenal Sr. Anselmo dos 4 bloggers psicasténicos, que apenas encontra um remoto paralelo psicodinâmico no Sr. Gonçalves dos irmãos catita. É uma marca cultural do Portugal do pós 25 de Abril, no qual os serviçais se tratam cordialmente por Sr. e D., assumindo obviamente as mesmas funções e recompensas subalternas, caricatas e pantomineiras de outrora. Estamos portanto agora num Portugal muito mais vigorosamente bem-educado.

Procurámos ardentemente a definição de humor na WEB. Encontrámos o seguinte:

«Humor, do latim humore é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes. As origens da palavra "humor" assentam-se na medicina humoral dos antigos Gregos, que é uma mistura de fluidos, ou humores, controlados pela saúde e emoção humanos.» In: pt.wikipedia.org
E também:
«Qualquer fluido constituído num corpo organizado (exemplos: urina e saliva)» In: www.bragancanet.pt

Dada a luz emprestada pelos exemplos fornecidos pela segunda fonte podemos começar a antever a causa das consequências das postas de bloga nos estômagos dos comentadores.

Se a resposta última se encontra na constituição química dos elementos, a lógica remete-nos para o mundo encantado dos afectos e emoções. E para definições, voltámos à WEB. Encontrámos isto:

«Emoção que se exprime e que se observa de imediato. Um sentimento transforma-se em um afecto quando se pode observar pela conduta. Distingue-se do humor que, por sua vez, se refere a uma emoção disseminada (exemplos: euforia, cólera e tristeza). O afecto está para o humor, assim como o tempo está para o clima. O afecto pode ser amplo, retraído (empobrecido), embotado ou apagado. A expressão dos afectos implica em expressão facial, gestos, timbre de voz, etc. Na retracção, o afecto caracteriza-se por uma redução da capacidade de expressão.

Um afecto é inadequado quando está em evidente desacordo como conteúdo do discurso ou do pensamento. Por exemplo, quando uma pessoa ri ao falar de uma tragédia.

O afecto é lábil quando oscila repentinamente. A pessoa é afável em um momento e agressiva em outro, por exemplo.» in: ospiti.peacelink.it (glossário psicologia)

Como tal, deduzimos que o problema seria do clima – como já anteriormente diagnosticado pelos nobres autores da “Causa da Decadência dos Povos Ocidentais”. E assim sendo, o que verificamos nos humores e emoções afectados dos comentadores seria uma catarse?

Para definições, regressámos à WEB, de onde nunca deveríamos ter saído, como sereias por mares encantados nunca dantes navegados:

«Catarse é o método que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações. Ajuda o indivíduo a obter controle emocional e a enfrentar os problemas da vida.» in: www.pcd.pt (portal do cidadão com deficiência)

Mas isto não explica cabalmente a intensa agressividade latente nas palavras…

Agressividade… «citando uma reflexão de Manheim (1984): “A agressividade é a super-compensação dos sentimentos de inferioridade. A situação de agressividade é suscitada, então, como reacção a um prejuízo, a uma “frustração”, a uma ofensa exercida por terceiros, a um desejo intenso insatisfeito, como um estado de medo, de cólera, que se manifesta através da agressão. Sendo assim, agressividade é, então, um estado afectivo que predomina e cujo dinamismo se manifesta mais concretamente pela agressão.” Mas estas manifestações de violência divergem muito…» in: www.automotor.xl.pt

E enfim compreendemos que tínhamos regressado ao início.
Em suma, a psicasténica cumpre apenas o seu objectivo vanguardista profundamente psicanalítico e dissecador. É uma proposta séria, empenhada e com claros e sumarentos frutos – provas dadas – de proporcionar lenitivo aos sentimentos que nos empobrecem. Permite encontrar respostas superlativadas, desencadeia o deixar fluir de sentimentos libertadores, que apesar de divergentes na forma de manifestação, são uníssonos na necessidade premente face ao agente afectivamente libertador, desencadeante do humor, quimicamente catalisador: somente a Bloga Psicasténica!!!
As nossas provectas e respeitosas vénias!

Sub-Lodo disse...

Amen!

Foi a primeira tese de doutoramento da blogesfera.

Tigrão disse...

Bem, até eu respeito mais a bloga depois disto!
Alguém faça o favor de publicar este artigo no Expresso do próximo sábado (ou talvez na Dica da Semana que terá mais leitores...)!

Anónimo disse...

Isto é que foi botar palavra carago!Mas alguém me descodifique isto!

Katano disse...

em termos simples? Elas gostaram da bloga...

Anónimo disse...

ELES :

Elas que apareçam!Podem ser falsas louras,balzaquianas até aos 34 e que saibam utilizar as mãos não apenas para estes tratados de psicologia.

António Madureira disse...

No meio destas doutrinas todas, estou um pouco baralhado, mas tenho umas dúvidas a colocar à Bobone em relação a dois apertos:

1º Aperto
Como poderei apalpar ou apertar os marmelos e os rabinhos arrebitados, femininos, adultos e desconhecidos, que vejo passar na rua, sem provocar ofensa ou ferir a sensibilidade das transeuntes?

A apertadela não tem o mesmo prazer para mim e para elas?

2º Aperto
O que fazer com a erecção do meu pénis em plena rua, ao ver o cenário referido na primeira parte do primeiro aperto, quando as calças não disfarçam? Já tentei meter as mãos fechadas nos bolsos! Mas não resultou!

Sub-Lodo disse...

Caro António Madureira...tão simples de resolver! Peça sempre licença antes de apalpar e faça-o com um sorriso. Terá eventualmente que proferir um comentário jocoso e apropriado ao momento, seja ele "ia jurar que era pura lã" ou "tal e qual as nádegas da minha falecida Geretrudes". No momento da erecção, dirá um terra-a-terra "ora bolas...tenho que atender novamente o meu telemóvel VII geração que em vez de tocar ou vibrar aumenta no bolso das calças! É que chega a parecer um pénis erecto! Ha ha ha! Ou pior: um Bollycao fora do prazo de validade!" Verá como é simples e nenhum sentimento sairá afectado...ou não...

António Madureira disse...

Mas... se a madame Bobone não considera de boas maneiras deitar-se na areia ao lado de alguém que não conhece de lado nenhum, aconselha de forma tão airosa a seguir os meus instintos e apalpar a lã? - Mas eu referia-me a uma mulher não a uma ovelha!? - Acredito que neste último caso seguindo o seu conselho, a ovelha considerasse que era uma mera ordenha de pastor – Mas sendo uma mulher e ainda mais no verão, é impossível haver lã!
Quanto às nádegas da falecida Gertrudes! A transeunte não levará a mal a confusão com as nádegas de uma "Gertrudes"?
Já a erecção, como não tenho telemóvel de VII geração, vou passar a sair sempre com um BollYcao fora de validade no bolso.

Obrigado,

Anónimo disse...

epah...tava a gostar,mas....só duas perguntas?!?!?!?!

acho injusto tirar os comments dos anónimos que não vos agradam...para os gajos de fora mete pica ler esses comments e as discussões à volta deles...

saudações

Sub-Lodo disse...

Dr. Bayard:

Nós deixamos muitos comentários que não agradam, mas a Psicasténica é um espaço de demência, não de estupidez (e vai daí que talvez não). Onde eu quero chegar é dizer-lhe que não tem sentido na bloga ter discussões que se passam noutros blogs e comentários do género: o Tigrão e o Sub-Lodo estão apaixonados pela Maria e tal... Mas fica o reparo e a censura vai tê-lo em conta. Como viu, não foi apagado:P :P :P :P ;)

Anónimo disse...

Doidos por Mary?

Anónimo disse...

Venho aqui com alguma frequência e foi o comment do Solano, o penúltimo que me fez rir e fui eu que postei o último comment. Maria eu também me apaixonei por ti e agora?
Importas-te? Sou menina e tenho a compulsão para amar as pessoas. Os amigos amam-se !
A Maria escreve bem, a Maria pensa mais que bem, a Maria conquistou-me !

Eu sempre me assinei unha de gel mas agora não o posso fazer pois aderi à porcelana.


Unha de porcelana (Lu)