quarta-feira, agosto 29, 2007

As Pombinhas da Catrina




Todos cantámos e sabemos de cor a aviltante letra. Se não cantámos, devíamos ter cantado, tal como fizeram os nossos pais quando nos ensinaram, os nossos avós quando ensinaram os nossos pais e os nossos bisavós, pulhas pidescos, enquanto arrancavam unhas aos comunas em Peniche e Caxias. Estou a falar não do “Feitiço” do André Sardet (essa consegue ser de classe inferior), mas d’ “As Pombinhas da Catrina”. Sobre que versa esse incomum canto? Quem no mundo será Catrina? Que porra de letra é esta, afinal? Recolhemos alguns testemunhos:

São seres obviamente transgénicos que devem ser eliminados a todo o custo da face do planeta. Cagam molho de chocolate e estão ao serviço do grande capitalismo


Um “Cereal” Killer


Isso fala é de charros…cá para mim é a única coisa que anda de mão em mão

Um João Cabeleira especialmente comunicativo


Então…as pombinhas…e vão dois…ora seis porcento…é…é fazer as contas

Um António Guterres

"Assim de repente não sei, mas só me vem à cabeça o decote da minha amiga ucraniana Katrina sobre o qual escrevi o meu programa de Governo

Um Pedro Santana Lopes


Fuck him!

Um Joe Berardo


Eu recomendo a consulta da Tele-Culinária n.º15 de 1984 onde tenho uma receita de arroz de pombo que é daqui

Um Chefe Silva enquanto agarra o lóbulo auricular com dois dedos


Eu isso não sei, mas recordo-me perfeitamente de dar saltinhos na parte em que se fala no pombal de S. João sempre que canto com o Cláudio Ramos, ou eu não me chamo Manuel Luís Goucha!

Um Anónimo


O queijo Limiano é produzido com o melhor leite seleccionado segundo a mais recente tecnologia e os mais elevados padrões de qualidade

Uma senhora que faz aquela publicidade castiça do queijo


As pombinhas, portanto, que são uns pássaros, que, portanto, são uns mamíferos, enfim, os pássaros mamíferos que pertencem aos protozoários…er...é feio, não é bonito…qual era a pergunta mesmo?”

Um Mário Soares


Eu de política não percebo, mas os maricas era mandá-los todos para as Desertas

Um Senhor Anselmo


Quer tentar também?

SUB-LODO

21 comentários:

Anónimo disse...

Sub-lodo, Sub-lodo....mau mau...porque falas tu tanto no Goucha?! Ele é um tipo afável, sei que gostaria de te conhecer ! ;)
O Goucha e as suas gravatas e mais isto e mais aquilo...tudo vai parar a esta figura incontornável...Para que saibas aquelas gravatas são a extensão da sua virilidade, assim como o o mimi morris que não tens é da tua!
Desculpa lá mas estou de mau humor pois não tive os meus iogurtes de soja para pequeno almoço e chego aqui e começo logo a imaginar-te a tocar, tão bem como só tu sabes, na tua guitarrita, as pombinhas....que quase me estragaste o dia !


Unha de porcelana

Rafeiro Perfumado disse...

Não é Catrina, mas sim Katrina... foi um furacão que fecundou uma data de pombas!

Katano disse...

Proposta de alteração da definição de pomba:

«Bicho voador que padece de incontinência anal todo o dia»

Não admira que os franceses os adorem....

Joaninha disse...

Pomba: "a principal causa de sujidade do meu carro".

Anónimo disse...

katrina ser a minh vizinha lá na russia. ela ser muito simpatica mas nao ter peitos. Por isso Santana Lopes ter muito mau gosto.

Sara disse...

Está mais do que claro que a Catrina é uma columbófila finlandesa. E as suas pombinhas andam de mão em mão na face nacional da moeda de €1 da Finlândia! Duh!

Tigrão disse...

É sem dúvida o maior golpe publicitário de todos os tempos e ao mesmo tempo uma biografia poderosa. Vocês sabem que eu não costumo levar as conversas para o lado sexual por isso sou completamente insuspeito na análise que vou fazer...
Se a letra falasse das pombas da Katrina eu acreditava que era obra de um melómano ornitólogo (ou de um ornitólogo melómano), mas, meus caros, perante as evidências parece-me claro que se trata da publicitação do roteiro sexual de uma prostituta de leste chamada Katrina cantada por um qualquer MC africano e ao mesmo tempo um relato da sua dificil história de vida.

Parte I - O Roteiro

"As pombinhas da Katrina
Andam já de mão em mão
Foram ter à Quinta Nova
Ao Pombal de São João

Ao Pombal de São João
À Quinta da Rosalina
Minha mãe mandou-me à fonte,
eu parti a cantarinha."

É tão bom como um anúncio no 24H com a vantagem de ser cantado pelos próprios filhos aos pais que ficam assim a saber que "a Katrina já anda por aí, basicamente quem a quiser montar pode-a encontrar na Quinta Nova, Pombal de São João (2x por semana) ou na Quinta da Rosalina (só por acaso os 3 maiores bordeis da zona de Pinhão Cel)... A parte do partir a cantarinha não é mais do que uma explicação acerca de como Katrina entrou no negócio, sendo "partir a cantarinha" um reconhecido eufemismo para expressões tão vulgares e conhecidas como "perder o virgo", "rasgar o trefolho" ou "inaugurar o matagal".

O problma é que a música continua... e piora...

"Ao passar o ribeirinho,
água sobe e água desce,
dei a mão ao meu amor,
não quiz que ninguém soubesse."
(Começa nos caminhos da prostituição sob o anonimato, "água sobe e água desce" alui à troca de fluidos que ela levava a cabo no ribeirinho, seu primeiro local de prostituição na aldeia natal)

Se tu és o meu amor,
dá-me cá os braços teus,
se não és o meu amor,
vai-te embora, adeus, adeus.
(Obviamente que o amor de Katrina será qualquer homem com uma nota de 50€, avisa que não há fiado)

Por ser o pombal tão estreito,
e asas termos pr'a voar,
nós voamos com tal jeito,
que não qu'remos já voltar.
(Pombal estreito... se com a garagem da vizinha só por ser apertadinha é o que é... Pombal estreitinho é tão bom que nem dá vontade de ir embora... Publicidade ao produto..)

Se alguém nos vê passar,
diz: que lindos que eles são;
nós não queremos já voltar,
mas andar de mão em mão.
(Katrina assume que gosta da sua vida na prostituição e que não tem intenções de parar)

Sem ter beira nem patrão,
o voar é nossa sina.
- vão andar de mão em mão,
as pombinhas da Catrina.
(Katrina não tem chulo e pode ser visitada nos locais já citados)

O mais brilhante disto tudo é que eram os putos a ir para casa cantar e a avisar os pais putanheiros... É quase como chegar a casa e comentar ao jantar "pai, já sabes daquela senhora da vida que chegou a semana passada?"...

Sub-Lodo disse...

Brilliant! A segunda tese de doutoramento da Psicasténica! :):):):):):)

Vania Cunha disse...

Qual Freud, qual Jung, qual Klein, qual Frohm... qual quê??? Tigrão o novo psicanalista... e os divãs que se preparem porque estas interpretações são o sonho de qualquer histérica.

Tubarão disse...

Só uma dúvida final quanto à tese do Dr. Tigrão: já sabemos quem é a Katrina, mas afinal o que são as pombinhas?

x disse...

Pombinha...eu contráriamente ao douto Tigrão , apenas me foge a unha para a brejeirice e vai daí que me pareça um "eufemismo" ou antes um eufeminismo...estásse mesmo a ver o que é e cada uma tem a sua e daí que possa ser da catrina, da Susana e de quem a quiser (salvo seja...ou antes salva seja...ou não!)

Tigrão disse...

"parece-me claro que se trata da publicitação do roteiro sexual de uma prostituta de leste chamada Katrina cantada por um qualquer MC africano e ao mesmo tempo um relato da sua dificil história de vida."

É sabido que os africano troca os singular com os plural. "As pombinhas da Katrina andam já de mão em mão" seria, em bom português "A pombinha da Katrina anda já de mão em mão". Sem quaisquer eufemismos e traduzindo com toda a dureza "O pipi da Katrina anda já de pilinha em pilinha". É o equivalente ao "já abriu perto de si" de qualquer boa publicidade ao Modelo e Continente.

Peço desculpa pela eventual falta de clareza da minha exposição.

x disse...

O Tigrão foi explícito.
Para ele então "às pombinha" nada mais é que o pipi femenino...Boa!
Folgo saber que consultou o livro "Anita no Pombal". ;)

Tubarão disse...

Peço desculpa pela falta de atenção com que li o primeiro texto do Dr. Tigrão. De facto, estava tudo lá. Os Tigrão expilica, pá!

Sub-Lodo disse...

Gosto da motivação dos participantes em apresentar as próprias teorias (que não discuto), contudo, acho estranho ninguém concordar com as que foram apresentadas por alguns ilustres que contactámos. Por exemplo, eu concordo com o Dr. Mário Soares.

Maria Strüder disse...

Não tenho nada a contestar sobre as opiniões e teses antes descritas, acho até que o Drº Tigrão me devia ir fazer o Mestrado. A única dúvida que fica, a real dúvida é "Mas que raio de letra é esta??? Quem escreveu esta bosta???"
=)
Saudinha para si e para os seus.

Casemiro dos Plásticos disse...

a mim parece-me parece-me uma senhora muito velha que mora ali pós lados de moscavide....
voltei pior que nunca muahahahaha
abraço

Anónimo disse...

Este post até dá vontade de saltar e correr!!!

Sub-Lodo disse...

Conseguiu, Dr. Hawking? Com o entusiasmo até assinou com um "S" a mais! É que se conseguiu, estamos perante a primeira cura da blogoesfera. Precisamos de saber rapidamente para nos podermos auto-proclamar santos milagreiros. Deixo esse assunto à consideração do Cardeal Katano, responsável pelos assuntos religiosos, sobrenaturais, metafísicos e culinários da bloga...

Anónimo disse...

"Mas assim como nada na fic�o consegue suplantar o que acontece na realidade, a esta posta auto-comentada n�o se equiparam os coment�rios que lhe sucedem."

Uma balzaquiana

"Cumprindo o compromisso dial�tico de auto-supera�o musical, o cancioneiro infantil � reposit�rio de uma mir�ade de refer�ncias s�cio-culturais de dada �poca, propagadas de gera�o em gera�o, que perpassando diversos referentes encontra novos sentidos idiossincr�ticos com cada um em presen�a."

Um maestro Vitorino de Almeida

"Comunas? Quantas s�o? Quantas s�o? Venham elas...e o meu filho � o vocalista dos Ban!"

Um Major

Sub-Lodo disse...

Balzac deixou uma boa "descendência"...não é que a(s) Balzaquiana(s) tem/têm espírito para a coisa?