quarta-feira, março 21, 2007

Sacramentum Caritatis: Finalmente a Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre a Eucaristia!


Sei que muitos de vós aguardavam com ansiedade a publicação desta importante mensagem do Santo Padre e julgo falar por todos quando digo que é especialmente bem vinda nesta época quaresmal.

Já há alguns meses que era assolado por duas ou três temáticas altamente pertinentes e que tardavam em obter resposta. A saber:

- para quando e qual o conteúdo da Exortação Apostólica sobre a Eucaristia;

- qual a verdadeira importância do escroto na antiga Mesopotâmia e a evolução da sua relevância até à Idade Média;

- porque é que nem todos os cagalhões bóiam.

Felizmente o Papa Bento veio pôr fim ao primeiro dos problemas e não me admiraria se partissem dele as respostas para os dois restantes.

Relativamente à segunda questão, e porque sei que vos é cara, deixo apenas uma pequena nota: o CDS/PP reuniu esta semana a Comissão Nacional para determinar a importância do escroto mas pelo que me foi dado a entender houve divergências profundas. Do que consegui apurar a divergência deu-se devido à existência de adeptos das duas escolas históricas na matéria e, como já vem sendo tradição nos círculos académicos, houve quem defendesse que de 5000 a.C. a 2000 a.C. os Sumérios davam mais relevância ao escroto do que os Acadianos, numa nítida alusão ao estilo de vida nómada destes últimos. Este facto, aliado a uma norma estatutária nitidamente prejudicial aos Acadianos, despoletou uma discussão de 12 horas de pendor mais viril que impossibilitou a continuidade dos trabalhos e a introdução do aliciante tópico “2000 a.C. – 1750 a.C. o Escroto Amorita no início do segundo milénio a.C.”. Perdem todos os admiradores da temática mas cresce também a expectativa para o Congresso onde este tema foi já confirmado como 2º ponto da Ordem de Trabalhos! A não perder…

Voltando ao tema principal deste post, e que tanta alegria nos traz: a Exortação Apostólica Pós-Sinodal sobre a Eucaristia, Sacramentum Caritatis!!!

Na sua intervenção explicativa, o Papa salientou que neste documento quis, entre outras coisas, pôr em realce a ligação com a Encíclica "Deus caritas est": por isso escolheu como titulo "Sacramentum caritatis", retomando uma definição da Eucaristia de S. Tomás de Aquino, “Sacramento da caridade”. Uma escolha que nos parece perfeitamente adequada dado que a sua síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo foi, desde sempre, uma das referências filosóficas da Psicasténica (bem como as suas 5 vias de demonstração da existência de Deus).

O Papa prosseguiu dizendo que "na Eucaristia Cristo quis dar-nos o seu amor, que o levou a oferecer na cruz a vida por nós. Na última Ceia, lavando os pés aos discípulos, Jesus deixou-nos o mandamento do amor: “assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros”. Mas visto que isto é possível somente permanecendo unidos a Ele como as varas à videira, escolheu ficar Ele próprio no meio de nós na Eucaristia para que nós pudéssemos ficar nele", referiu. Continuamos a tentar perceber o verdadeiro alcance desta declaração a qual nos parece indissociável da imagem enviada pelo gabinete papal no Vaticano e que mostra o Papa entre as videiras…

No quarto Domingo de Quaresma, chamado em latim Domingo "Laetare", por causa da alegria pela proximidade da Páscoa, Bento XVI disse que a Eucaristia é "a fonte da alegria cristã". "Hoje a liturgia convida a alegrarmo-nos porque se aproxima a Páscoa, o dia da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte", disse. Acrescentou ainda, a propósito de Quaresma, que não espera uma exibição conseguida do ciganito no Inferno Luz onde a pressão do público deverá revelar-se excessiva para um jogador que, nas palavras de um mártir do Sec.III (martirizado pela famosa “sopa de mártir”), “ferve em pouca água”.

O Papa falou ainda de São José, cuja solenidade litúrgica foi celebrada dia 19. A Psicasténica associa-se a Sua Santidade deixando também uma palavra de incentivo à brilhante actriz portuguesa cujas novas próteses mamárias (em exibição numa novela da RTP1) nos têm merecido a melhor atenção. É sempre agradável ver uns seios firmes, fartos e de intumescimento fácil, e é bom saber que o Vaticano está atento aos jovens valores da produção nacional.

P.S.: Gosto do Papa. Não me interpretem mal. Gosto do Papa como gosto de ver Stephen Hawking a babar-se ou um cão a lamber a própria genitália. É um gostar muito próprio. Justifico o porquê do meu afecto com três pontos muito simples:

- Pertenceu à Juventude Hitleriana onde pode seguir os ensinamentos anti-semitas de Santo Agostinho;

- É parecido com o Imperador do Star Wars (e com capacete adequado também pode parecer o Darth Vader ou qualquer um dos membros da Tropa Imperial);

- É um homem coerente e travesti reputado. A sua primeira declaração pública foi: "Queridos irmãos e irmãs: Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor.” O documento fotográfico confirma (acreditando que aquela vinha é do Senhor…).


Cardeal Tigrão

13 comentários:

Katano disse...

São claramente palavras de um homem religioso e conhecedor dos meadros da Igreja! Para todos aqueles que não sabem, Tigrão, passou a infãncia num colégio de freiras antes de ser expulso por condutas indecorosas com as docentes... isso marca uma pessoa!!

Maria Strüder disse...

Esses anos de escuteiro fizeram-te homem!

Primeira a apreciação sobre a foto. Gostei do sapatinho Prada, do vestidinho (batina) Dolce&Gabanna, e amei a saquinha do Modelo, muito da moda upa upa.

Tenho a felicidade de ter o mail do Papa e vamos trocando umas impressões via MSN e posso confirmar desde já que é homem para gostar de peitos voluptuosos e gosta de beber o seu cházinho e de ouvir uns discursos do bibô Hitler antes de ir para seu leito papal tocar-se enquanto pensa nos beijos que desejaria trocar com o Tigrão.

Confirmo que o FCP vai enrabar a sangue frio o SLB e este prenúncio veio de alguém divino por isso não dá para discordar, até porque Imperatriz Strüder não pode ser contrariada.

Possivelmente irei ser expulsa cá da bloga por contrariar o Deus Tigrão mas tal como Jesus disse:
"Amar o próximo sobre todas as outras coisas".


(de notar o quão bem ele escreve)

Tigrão disse...

Cara Maria, vou ter que dar uma palavrinha à sua catequista... É inadmissível o que aqui escreveu!
Jesus não disse "Amar o próximo sobre todas as coisas". Tá bem que ele passou de 10 para 2 mandamentos, mas esses dois ainda não se fundiram na sua proposta actual...
Vejamos: Jesus interpreta a Lei (Mandamentos), à luz do duplo e único mandamento da caridade que é a plenitude da Lei: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente". Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante ao primeiro: "amarás o teu próximo como a ti mesmo". Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas (Mt 22:37-40).
Os mandamentos foram dividos em duas tábuas de pedra, sendo a primeira com os 4 primeiros mandamentos relativos ao amor a Deus, e a segunda com os outros 6, referindo-se ao amor para com o próximo.

Mas Deus é amor e perdão! Para que se oiça a Sua palavra ofereço-me desde já para a catequisar e evangelizar...

Na paz do Senhor,

Cardeal Tigrão

Capitão Merda disse...

Foda-se! Vou deixar de beber vinho.

Maria Strüder disse...

Sou uma discípula de Lucífer Cardeal Tigrão, juntamente com o Sub-Lodo praticamos actos de adoração a Satã durante as sombrias madrugadas de lua cheia onde matamos galinhas e fazemos danças e rituais satânicos propícios ao momento.
Sendo nós filhos de Senhor Satã nunca poderiamos pertencer ao seu rebanho composto por meninos amantes da natureza, que vão passear para os montes tocando guitarra (imagem do solano passa por minha cabeça e sai rapidamente) e sendo muito amiguinhos dos animais, esses meninos que tocam flauta e ajudam velhinhas a atravessar a rua (para não falar na sua presença nas procissões da igreja) falo nos anjos do senhor os escuteiros.
Sendo eu um ser travesso com desejos de sangue e morte para essas mesmas criancinhas do Senhor nunca poderia ser catequisada por si.
Se bem que me ofereço para o iniciar no satanismo, venha e receberá não 70 virgens mas sim 70 Super Pornstars.

Sub-Lodo disse...

O Solano toca guitarra, mas declama odes a Satanás pertinentemente usadas para massacrar os animais. A única vez que auxiliou pensionistas a atravessar a estrada, fê-lo para se certificar que não havia qualquer possibilidade de os camionistas em protesto junto à fronteira de Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro poderem falhar tão precioso alvo. Não me apetece escrever mais...estou a deglutir um precioso exemplar caprino com o sangue ainda quentinho a escorrer-me pelas goelas após o sacrifício das 23:30. A propósito...já analisaram o excerto Ex 4:2-5? Penso que explica o lenço na fronte de Sua Santidade...

Tubarão disse...

E porque não assinar o post? Medo de represálias? Falta de entusiasmo? E porque é o Papa patrocinado pelo grupo Sonae?

Casemiro dos Plásticos disse...

ena pá cum catano! lol

Tigrão disse...

Caro Tubarão, o post já se encontra assinado. Ainda que a não assinatura não fosse mais que uma referência ao Espírito Santo que inspirou! Ainda assim não quero dúvidas sobre a minha fé.

Que Deus te acompanhe e proteja!

Anónimo disse...

Lá atrás alguém deixou este post:
(...)
Ronaldinho pensa que é o número 1.
Fernanda Serrano pensa que é actriz.
Paulo Portas pensa que é Deus.
E Mourinho tem a certeza

e eu acrescento :

O Cardeal Tigrão julga que é Homem

HI HI HI HI HI (Vá passa lá o lápis azul aqui pelo post )

Maria Strüder disse...

Antes de mais este "anónimo" é um pouco analfabeto no que diz respeito a blogs e seus conceitos.
Mas solidária como sou irei explicar-lhe uma coisinha.
Conseguiu chegar até este espaço de comentários o que para alguém com a sua disposição mental é muito bom por isso as minhas congratulações mas como reparou isto é um espaço de Comentários e não um post como terá dito em "Vá passa lá o lápis azul aqui pelo post".

Seguinte errata:
O Cardeal Tigrão de facto não é um homem.
É um ser divino muito além daquilo que um ser de carne e pó o é.
Tenho que discordar com o seu comentário porque ele não julga ser Homem, ele tem a noção da sua magnificência.

Salve Deus Tigrão, o Rei do Mundo.
"Ora pro nobis"

Tigrão disse...

Maria, nome santo da mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo (o turn on que isso é para um homem do clero como eu...)!
Além do mais é inteligente, simpática e prendada. Um exemplo de virtude para as jovens dos nossos tempos!
Não fosse eu celibatário...

Anónimo disse...

Diarreia mental