terça-feira, setembro 11, 2007

Coisas Sérias


Movido por tímidas referências errantes à língua portuguesa decidi, pela primeira vez, trazer um momento muito sério à Psicasténica. Bom…não é a primeira vez. É a segunda, pois já o fizera anteriormente em Julho de 2006 com o post “Foi na Loja do Mestre André” como poderão consultar nos nossos ficheiros clínicos. Adiante. Hoje vou manifestar indignação a propósito dos abusos de linguagem. Não é que a malta fale mal, mas de vez em quando lá se esticam e banalizam o significado de alguns vocábulos e expressões. Atentemos no exemplo: é uma situação real que presenciei na 2ª mão das meias-finais da última Liga dos Campeões entre Milan e Manchester United. Estava eu no meu poiso habitual para consumir futebol e diz um habitué nestes negócios da bola a referir-se a Kaká: “este Kaká até nem é mau”. Pois o simpático anónimo referiu-se ao melhor jogador da actualidade como…ATÉ NEM É MAU? Mas que porra? Qualquer dia, diremos que o Lance Armstrong foi um ciclista jeitosinho e que George W. Bush é apenas ligeiramente distraído. Nos antípodas temos aquela gente que hiperboliza algo aparentemente banal. Ora reparemos: a primeira vez que fui acampar exclama um amigo meu num misto de desagrado e repugnância enquanto começava a beber um leite com chocolate que provavelmente se esqueceu de agitar: “leite achocolatado espesso…é a pior coisa que me podem dar!”. Realmente. O que é um banho de álcool num peito onde passou um esfregão de palha-de-aço durante vinte minutos comparado a um pacote de Nesquik por agitar? E este género de apreciações: “os tremoços estão divinais!”. Bem…esta pessoa quando vê nata no leite quente, deve classificá-la de tenebrosa. Quando o caramelo se cola aos dentes, deve ser uma situação apocalíptica… Ou outra situação que presenciei no trabalho em que um verdadeiramente angustiado senhor me dizia com alguma agonia: “sabe quanto tempo o meu processo esteve parado nos serviços? Sabe? DEZ DIAS!!! É desumano!”. Provavelmente só comparável aos campos de concentração nazis. Confesso-me desinspirado, mas tinha que o dizer. Nada contra…afinal…”herrar” é “umano”.


SUB-LODO

22 comentários:

x disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Se Mary Poppins fosse portuguesa seria da Guarda. E quando um dia se atingir o estadio da evolução da espécie em que não sejam precisos correctores ortográficos, poderemos dedicar-nos em exclusivo a limar figuras de estilo. A metáfora pode bem ser a primeira a ir à manicure...

Sub-Lodo disse...

A Unha de Porcelana irá gostar do comentário a propósito de manicure. De resto, cada vez mais psicasténica, esta herança de Balzac...

Kitty disse...

visite e, se puder ajude:
http://astresmeninasgemeas.blogspot.com/
Obrigada

Katano disse...

Eu sou a favor do recurso aos termos floribelisticos como forma de classificar as coisas. Por exemplo:

Processos parados dez dias: cruel

Campos de concentração: tri-cruel

Santana Lopes a discursar: mega-cruel

Joaninha disse...

"Dez dias o processo parado é desumano?"... Esta gente não está mesmo habituada ao funcionalismo público!!!

x disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Strüder disse...

Será que te apelidaram de Mary Poppins, Solano?
Hum... agora não consigo deixar de te imaginar como uma Mary Poppins... é extremamente masculino... pronto está quase a passar mas ainda te estou a imaginar de vestidinho e de guarda-chuvinha a saltitar e a cantarolar com um bando de crianças ranhosas atrás.
Solano tu e as tuas manias da correcção grrrrrrrrrrrr

Sara disse...

"a saltitar e a cantarolar com um bando de crianças ranhosas atrás" (oh my god, Sílvia's birthday all over again!) :P

Sub-Lodo disse...

Ai a minha vida...então eu à espera que se manifestassem a propósito do post e agora vêm chamar-me Mary Poppins e dizer que isto parece o aniversário da Sílvia?:) Ninguém me chamou Mary Poppins, Maria! Disseram que a Mary Poppins seria da Guarda se fosse portuguesa e deve ser verdade: da Guarda é como de Espanha; nem bom vento, nem bom casamento...isto é terra ruim...
Mas vamos lá manifestar-nos a propósito do pessoal que diz que um cabelo na sopa "me revolta profundamente" e que a fome em África "é chato".

Tubarão disse...

Este post é sublime! Mais: o caso Maddy McCann é desagradável e o Sócrates tem um feitio especial.

PS - Com esta referência ao caso McCann vão explodir as visitas à Psicasténica. Agradeçam-me a mim e ao Google. Já agora, o Google é um motor de busca que até serve para alguma coisa e os gajos que o inventaram parece que fizeram uns trocos à custa disso.

Tubarão disse...

Já agora: Nesquik Morango?!?!?! Isso sim, é desumano! É a pior coisa que me podem dar! Leva-me à Indignação! (mas é que leva mesmo, a sério. Já agora e para quem não sabe, a Indignação fica ali para os lados de Freixo de Espada à Cinta. Experimentem Nesquik Morango a ver se não vão lá parar...)

Sub-Lodo disse...

Nesquik Morango deve ser caliginoso e sombrio, mas sempre pensei que a Indignação fosse como quem vai para Peniche... Já agora...essa da Madeleine McCann foi muito bem pensada, Tubarão! Depois de manifestar a minha consternação em inglês pelo facto de a Unha de Porcelana ter apagado os seus comentários, vou aumentar as visitas na Psicasténica:

Unha de Porcelana: you shouldn't! (pronto, já está)

Agora:
Madeleine McCann
Maddy McCann
Madeleine McCann body has been found
Kate McCann killed her daughter
Gerry McCann sells hot dogs
Grandfather McCann is a travesti
Madeleine McCann reincarnated
All the truth about Madeleine McCann
Bife da alcatra a €9,89/Kg no Jumbo
Fresh news about Madeleine McCann

Que ideia transcendental! Fio dental, mesmo!

Katano disse...

(Triiiiiiiiiiiiiiim) Alô? Sim, sim... ele está aqui! Sub-Lodo, é para ti. É o advogado dos McCann.....

Sub-Lodo disse...

Epá...que situação LIGEIRAMENTE DESCONFORTÁVEL! Estou LEVEMENTE ENCALACRADO pela justiça! O que vale é que a justiça em Portugal funciona APENAS RAZOAVELMENTE...

Anónimo disse...

Gostei!

Sara disse...

Eu até me chamei criancinha ranhosa por ti, já que cantei atrás de ti, mas vá, ignoraste.

Não admito é que digas que da Guarda nem bom vento, nem bom casamento!! Ó seu Hamlet-em-inglês-arcaico, tu achas que eu não ficava lindérrima em lingerie de noiva??

Sara disse...

E se nos EUA há Oreos de menta porque é que cá não pode haver, hein? Se há Nesquik de morango (blhercs)...

Sub-Lodo disse...

Eu não ignorei...simplesmente não admiti que a Sara Reis fosse apelidada de criancinha ranhosa:P

Oreos de menta e Nesquik de morango parecem-me coisinhas piores que 253 vulcões em erupção e 3652 tufões em acçao em Portugal continental!

António Madureira disse...

É impressionante que um ser humano, que foi colega de curso e amigo em Coimbra durante cerca de cinco anos, se recorde todos os anos, que ao dia 14 de Setembro de cada ano, se comemora o nascimento de um grande palerma!

E fico muito sensibilizado com isto! Afinal, por onde se vai andando, sempre se deixa alguém que depois se lembra de nós, ainda que se sejamos, como é o meu caso, um amigo meio rafeiro!

A “Psicasténica” é um local onde cada um pode partilhar de alguma insanidade própria e alheia, o que não deixa de ser mentalmente terapêutico – para mim é!

Um grande abraço para o amigo Jorge, na terapia psicasténica heterónimo “Sub-lodo”.

Touro Zentado disse...

Um Conto de... está de regresso! Esperamos rever-te por lá!
umcontode.blogspot.com

Rafeiro Perfumado disse...

Eu continuo a preferir a expressão "não é horrivel"... tem mais estilo, pá. Olha o Beto, ex-SLB, não era horrivel!