domingo, setembro 24, 2006

Considerações do Katano: sindromes e doenças do século XXI (parte 1)


Não queria ter de ser eu a dizer-lhe isto, caro cibernauta, mas andam aí umas doenças que fazem o ébola e a tuberculose parecer meras constipações de Verão. Ora veja alguns exemplos:

«hey, piercings são fixes»! Conhece esta doença? Vê-se muito na emigrantada e nos putos. Segundo cientistas do I.S.A. (Instituto Senhor Anselmo), estamos a falar de um parasita que, uma vez no corpo do hospedeiro, lhe dá vontade de espetar pedacinhos de metal pelo corpo fora. E muitas vezes nos locais mais incómodos possiveis. Se estiver a ler isto e tiver um piercing... bem... seja, forte! Isso não dura para sempre. É só até arranjar um emprego decente e o seu chefe conservador lhe mandar arrancar essa treta antes que espete consigo na rua (aparentemente o parasita teme o desemprego e abandona o corpo do hospedeiro ao ouvir estas palavras). Curável, apenas se identificado a tempo.
E a doença que ataca os velhotes: «no meu tempo é que era!»? Vá lá, esta é conhecida... Quase todos os velhotes a têm. É fácil de identificar. O seu velhote começa a queixar-se de todo o conforto á sua volta e de como agora tem muito para comer e liberdade de expressão. Cientistas do I.S.A. Descobriram que um virus latente é desperto quando fazemos 60 anos e faz-nos ficar nostálgicos do tempo em que eramos perseguidos pela P.I.D.E., havia fome e a alta taxa de mortalidade era explicada como sendo culpa dos comunistas. Se o seu velhote começar a dizer «...no tempo de Salazar é que era!», então está tudo perdido.... Não há cura conhecida!
Temos também essa perigosissima maleita que é «mãmã, quero ver os morangos». Descoberta por cientistas da TVI (contratados pelo José Eduardo Moniz para criar uma versão heterosexual do Manuel Luís Goucha) á coisa de alguns anitos, iniciou desde logo aquilo que se pode chamar uma crise epidémica. Qual gripe das aves?! Quando se vê crianças de 7 anos a arrastar os pais para casa porque vai dar a novela, sabemos que algo está mal! Tem como principais sintomas: o seu filho quer ver novelas (isto é anti-natura, e você pergunta-se porque raio quer ele ver novelas se quando dava a «Tieta do Agreste» o puto fugia de medo...); começa a desenvolver tiques de deliquente; quer passar o dia num bar, arrendar uma casa na praia e ir ao Brasil com os amigos Se é mãe, e os sintomas indicam que seu filho(a) contraiu esta incurável doença, então tenho más noticias... a TVI vai lançar mais uma temporada deste «virus». As formas de prevenção vão desde mudar-se para a aldeia da Pena (sem electricidade não há TV) ou arranjar um emprego para o seu filho no horário da novela (o que é que o puto tem a mais que milhões de crianças no 3º Mundo???)
As Considerações voltam em breve com mais problemas que afligem a sociedade portuguesa no século XXI. O Dr. Katano despede-se.

44 comentários:

Sub-Lodo disse...

Ai o Katano! Eu nem sequer vou fazer referência às gralhas presentes nas linhas 19, 27 e 36 deste texto! O que eu queria era perguntar porque é que se esqueceu de uma doença tão conhecida que é aquela cuja manifestação primária é:"isto só mesmo em Portugal"...aquele falar mal gratuito do nosso país sem mesmo saber o que é que se passa "lá fora"...talvez na parte II do teu exercício humorístico.

Anónimo disse...

C´um Katano! Tenho mesmo de comentar este post, esta verdadeira crónica social da autoria de alguém que está mesmo atento às manifestações do nosso mundo e do nosso tempo.
Está bem escrito (como é fácil de ver, obrigaram-me, a não pronunciar negativamente sobre isto - o tal do "no tempo do Salazar é que era", deixou de ser e agora quer voltar. A liberdade de expressão, e as suas contigências históricas).
Não posso, no entanto deixar de dizer que a referência á "Tieta do Agreste", foi sem dúvida o melhor momento deste post. Lembrei-me logo, dos tempos do "antes é que era", e da grande qualidade das novelas, dos enredos e das personagens do antigamente.
No geral, foi bem. Cuidado é com ataques fortuitos, contra a sua vida ou integridade fisica, perpetrados pela malta do piercing (podem não ter gostado da ideia piercing=doença). Mas mesmo isso era dantes. Hoje não têm tempo para isso, o os morangos com flores ocupam-lhes o tempo todo, que não dá para se organizar "uma espera, daquelas à moda antiga"!

Cumprimentos á família.

Anónimo disse...

Apesar do texto apresentado ñ ser do meu agrado, cumprimento o autor c beijocas repenicadas mesmo dakelas q s davam no meu tempo,mt antes de eu ter feito o pierging e de ser fã dos morangos! :)

Anónimo disse...

Mas que bost ! Volta Salazar que a nação perdoa-te.

Anónimo disse...

bons tempos da PIDE............. volta Salazar!!!!!!

Sub-Lodo disse...

Para além de um "VOLTA, SALAZAR, JÁ!", quero aqui afirmar que fui o visitante 6000 da bloga! Assim fez notar o marcador electrónico! No meu tempo ainda não havia contadores destes...

Katano disse...

Bolas... distrai-me a ver os morangos e nem me apercebi...

Sara disse...

Fala-se da Tieta e ninguém refere o Roque Santeiro?? "...Dizem que Roque Santeiro, um homem debaixo de um sonho ficou defendendo o seu canto e morreu... Mas sei que é ainda vivente na lama do rio corrente, na terra onde ele nasceu..." :P

Tubarão disse...

Síndrome também irritante: há pessoas que se queixam do tempo mesmo quando chove no Inverno e faz calor no Verão. À falta de argumentos, está um "calor esquisito", um "vento esquisito", um "tempo esquisito". Nos tempos do Senhor Professor é que era, estas pessoas eram mandadas para o Tarrafal e resolvia-se o problema. Ai de quem dissesse mal do tempo no país que o Senhor Professor governava! Ele sabia muito bem quando é que uma frente fria ou um anticiclone eram oportunos para o bem da nação. Bons tempos!

Anónimo disse...

Então e os dinossauros? Isso é que era há muito tempo. As borboletas assassinas e os tigres de dente de sabre. Valia a pena escrever sobre isso.

Anónimo disse...

Oh, tu sabes lá do que falas? Nunca sentiste foi fome de rato. Vens para aqui dizer que antes é que era, que no tempo do Professor é que era?!! Se tivesses passado o que muitos, como nós, de barriga, tripas, mão e boca, passaram, de certeza que não estavas tão saudoso. O Tarrafal?!! Agora é sofás aqui, sofás ali, a ternura alcochoada. Se tivessem sido perseguidos, acusados, censurados, agredidos, mal-tratados, como muitos portugueses daquele tempo (parecem tão saudosos!!!), foram, não estariam com estas expressões pouco sadias.
Foram tempos duros.
Deviamos de dar os parabéns mesmo que póstumos, a todos aqueles que heroicamente desafiaram e venceram, depois de décadas de luta, o regime opressor. O regime das elites e dos fachos, dos que não tinham que comer, e dos que lambiam as unhas, dos que produziam o cereal, naqueles bons prados do alentejo, e dos que deitavam pela janela fora as migalhas. É uma honra ser Português, ser do Povo, desse Povo heróico e trabalhador, deste Povo que luta, que se organiza e tenta dar um Mundo, um Portugal melhor, aos que aí vêm. Ao futuro da Nação, ao Povo Português, ao Hino Nacional cantado em uníssono (não como aquela pouca vergonha que é quando joga a Selecção Nacional).
É bom ser Português, é bom comer bolachas Maria da Triunfo. Já chega de olhar para trás, de tentar puxar o Professor para cá outra vez. O que passou, passou, é tempo de olhar em frente e para cima. Nós fizemos o Mundo, demos o Mundo a conhecer-se. Abrimos estradas dos sonhos, cruzamos oceanos, mostramos a preta ao branco, buscamos o ouro e a canela, vendemos as especiarias e ganhamos monumentos, a nossa História, o nosso próprio sarcófago.
Já chega de fados e de melancolias de gente triste e mãos fechadas. Falemos do futuro, do que podemos fazer, para amanha, ou mesmo na quarta feira (amanha, se calhar é muito em cima )estarmos melhor, sem nostalgias perigosas e insalubres.


P.S - Se queres usar piercing, usa!!! O corpo é teu. Se queres morangos, toma lá morangos; a boca é tua.



O primo do vosso bisukati (emigrado muitos anos na Rússia)

Anónimo disse...

outros tempos........

Anónimo disse...

Apoiado!!! Em vez de andarem pra i a desenvolver vacinas para a gripe, deviam fazer pesquisa para a cura desses e doutros síndromes.. a saber:o sindrome da "Floribela" (uma verçao afemeninada do ja citado sindrome dos morangos); o sindrome do "hip-hop nacional' que tá dar, yooooo!!!", que faz com que putos em idade de levar nas canelas no futebol e de roubar futa nos pomares dos outros andem pra i com uma roupa 4 num acima dos deles, com pinta de mitras, com uma pronuncia indecifrável algures entre o criolo e o street american...
Para ja nao falar no sindrome "wrestling", que apesar de ter sido uma epidemia quando era catraio (felizmente curei-me e nunca mais tive uma recaida), mutou para uma versao ainda mais agudizante...

Sub-Lodo disse...

Epá...por acaso...o síndrome MITRAS. Era mandá-los a povoar as Desertas e sacrificar o Boss AC em nome de um mundo melhor! "Up the Irons".

Quanto ao meu Portugal..."Glória antiga: volta a nós!"

Ó Katano; antes de ir embora, deixa-me dizer que fui o visitante 6060 (curti o número) e que isto está a adquirir proporções sérias! Viva a Psicasténica!

Katano disse...

Se bem te conheço, Sub-lodo, tudo farás para ser o visitante número 6666... :)

Anónimo disse...

O Dr. Katano também deve é ser doente (e muito)!
Antes de diagnosticar as doenças dos outros trate da sua que pareçe ser grave!

Já agora Sub-lodo, poupe-nos aos seus comentários ridículos e vazios. Já reparou o n.º de comentários em que passa a verificar os erros de ortografia e a frisar o número de visitantes, n.º este em grande parte devido aos seus bloggers?!?!?

Anónimo disse...

Está bonito, está.

Tratais-vos muito bem, todos..!!!!

Bichinho disse...

E por falar em epidemias... que é essa merda que afectou o Meu Querido Benfica e por arrasto os seus milhões de adeptos? Bons tempos... os do Eusébio!!

Tubarão disse...

Psicanónimo: o Dr. Anselmo, em parceria com o Dr. Katano, dá consultas a pessoas que precisam de apoio psicológico para exprimir a sua raiva e angústia recalcadas por razões que sabe Deus quais serão. Embroa sejam pessoas ocupadas, tenho a certeza de que não pouparão esforços a tentar ajudá-lo. Não desanime, continue a desabafar na Psicasténica.

Anónimo disse...

Tantas saudades do Salazar, deve ser alguma criança perdida do escândalo Vallet Rose.

Sim a pedófilia não é só de agora.

Anónimo disse...

o Vallet???? é para rir, não?
ai, ai, o sub-lodo tem de estar atento a estes erros. o filtor, é o filtro que fa falta
não ficam nada bem aqui na psicastenica, estes erros. por falar nisso, este sitio já tem livro de reclamções?

Anónimo disse...

não, e por falar nisso, não é pedofilia que se diz. é zoofilia. com tanto tubarão e bichinho que por aí anda, só pode ser zoofilia. o livro amarelo sempre existe neste sitio? já têm? e como é que isso funciona? era fixe ter assim um livro para se escrever, não era?

Anónimo disse...

Epá não será Ballet Rose ?

Mas deves ter razão ... estes tiques dão para desconfiar do gajo . ;)

Bichinho disse...

Ò Lucio Pinto, com esse nome é que não escapa à zoofilia... aliás, os problemas devem vir daí, mas uma consultazita tamém não lhe ia fazer mal nenhum... veja se marca uma hora!!

Anónimo disse...

Tubarão: Agradecia que não viesse para aqui armado em advogado de defesa.
Se os citados bloggers se sentem visados, venham eles próprios apresentar defesa.
Para o sub-lodo responder, talvez tenha que dar uns erritos ortográficos...

Maria Tabucchi disse...

Caro Dr. Katano, é do catano perceber que um Dr (que até pode ser das matemáticas!) não escreve português correctamente e tem coragem de falar da "emigrantada" (palavra relacionada com emigrante), e dos “problemas que mais afligem a sociedade portuguesa de século XXI”.

"Não queria ter de ser eu a dizer-lhe isto" e eu também não!

[ possíveis / à sua volta / vírus / éramos/ perigosíssima /mamã / heterossexual / delinquente /vírus ]

É favor corrigir as palavrinhas (se assim achar por bem!) porque assinar Dr e falar de Portugal implica escrever em bom português!

Maria Tabucchi disse...

Ah! Passou-me o título mas ainda vai a tempo: Síndromes, palavra esdrúxula, logo com acento na antepenúltima sílaba.

Tubarão disse...

Psicanónimo: obrigado por ter reparado em mim. Eu escrevo qualquer coisa para chamar a sua atenção.

Sub-Lodo disse...

Como eu a compreendo, Luísa Freire...

Maria Tabucchi disse...

Sub-lodo é uma criatura da penumbra mas com grande visão!

Katano disse...

Peço desculpa pelos erros, mas como seguramente compreendem, quando se escreve rápido (no caso 15 minutos) nem sempre podemos ter o texto perfeito. Ainda assim, o objectivo principal é que gostem do que estão a ler e não que procurem os erros (sendo que se preferirem a segunda modalidade terei todo o gosto em escrever um texto constituido unicamente por erros para vosso deleite). E cara luísa freire, não esteja tão certa de que um dr. não comete erros. Seguramente conhece médicos..... já experimentou ler receitas médicas? ;)

Anónimo disse...

O Dr. Katano, confunde a ilegibilidade com a produção em massa de erros.
As receitas dos médicos, por regra, não têm erros...são ilegíveis! Já os seus textos..

Katano disse...

Se não os consegues ler como sabes que não têm erros? .... lá está... :) para além disso posso assegurar-te que conheço médicos que escrevem mal o nome do medicamento (e não, não são ucranianos..)

Maria Tabucchi disse...

Dr Katano, os nomes dos medicamentos não são palavras portuguesas!
E eu não de delicio a ler textos cravejados de erros.
15 minutos não é justificação para se dar muitos ou poucos erros.
Ser português implica necessariamente escrever correctamente o português.

Ficamos muito preocupados quando alguém (português) escreve em inglês e não constrói uma frase correctamente ou dá erros ortográficos! Será porque consideramos o inglês como uma língua fácil? Ou será snobismo (palavra de origem anglo-saxónica) ou em melhor português presunção?
Contudo a nossa língua é português, e fácil ou difícil é com ela que aprendemos as primeiras palavras.

Se conhece médicos que não escrevem ou falam correctamente o português e são portugueses incite-os a ler e a escrever bastante.
Claro que concordo que o conteúdo de um texto é importante, mas se não for escrito em língua nenhuma como pode ser lido?!

Anónimo disse...

Podem ser ilegiveis para si..Ainda vai havendo quem os consiga ler.
Se diz que há médicos que escrevem mal o nome dos medicamentos,acredito. Mas também há advogados, professores, engenheiros que cometem idênticos erros.
Faça um esforço para escrever melhor, pois a escrita é uma forma de comunicação!

Anónimo disse...

Pouco barulho. Não têm mais nada pra dizer?!!! São mesmo muito chatos. Cada um escreve como quer, como pode ou como sabe. Basta um reparo para o contributor perceber a ideia, não é preciso azucrinar-lhe as orelhas com tanto ruído, "e porque não sei o quê, e porque é assim, e porque é assado, e os médicos e os ingleses e os snobs, e os macacos e as ovelhas, e os macacos nas ovelhinhas, e a banana e o morango, e não sei o quê". Chega. Uma vez é suficiente e tem efeito. É com essas e com outras que arranjam a que não se escreva mais nada aqui. Eu quero isto sossegado e educado. É um sitio de confraternização, não é de lutas e parvoíces disléxicas. Agora dai as mãos e dizei:"eu gosto muito de ti a quem estiver mais próximo de cada um de vós".
Depois quero saber como correu.

Maria Tabucchi disse...

ó pá! tou sozinha! e agora

Anónimo disse...

Luísa não estás sozinha e é uma luta que vale a pena!
O "vladimir bisukati" é apenas mais um daqueles que não sabe juntar aquilo que de bom tem um blog de cariz humorístico com alguma sensibilização para importantes questões.

Anónimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

Saíste-te bem com essa, anónimo de uma figa!!!

Até pareces-te eloquente!
Rai´s ta parta. Importantes questões??? Importante, importante é se a última galinha da capoeira vai pôr um ovo hoje, porque senão morro á fome. Comer raízes todo o dia, deixa-me com falta de proteínas.


P.S. - o meu primo, manda cumprimentos e deseja a todos os psicastenicos uma óptima páscoa. Ele desde que levou com uma matriosca gigante na cabeça, nunca mais foi o mesmo. Desculpem-lhe estes desarranjos do intelecto.

Sub-Lodo disse...

Bisukati: PARECESTE!!!! E não "pareces-te"...

Anónimo disse...

Sub-Lodo, se não fosse a recomendação do meu primo, especificamente direccionada para a sua pessoa (o magricelas, com ar de drogado e com instintos de vagabundo hippie e mais, e mais), de nunca, em caso algum, o esmagar, ou mandar esmagar pela frota de bacalhoeiros imaginária ancorada no porto da figueira, a si e a todos de quem gosta, eu já estava a dar as ordens para tal festim.

A sua sorte é ter as costas largas, está a perceber, Sr. Sub????

Mas não é um erro. Leia outra vez e compreenderá porquê. Não se precipite.

Anónimo disse...

Dona Luisa Freire uma só palavra :

φιλοσοφία

p.s. : é em Grego, divirta-se

Maria Tabucchi disse...

Sim! E o que quer com a filosofia?

Eu não sou grega, sou portuguesa.
Essa palavra grega que me deixou não é enigma difícil de descobrir, para quem, todos os dias, lida com a matéria!

Anónimo disse...

olha! atão já que não é difícíle e estás abituada há matéria dessifra lá esta.


dorian gray