quinta-feira, agosto 17, 2006

Considerações do Katano: você não faz ideia do que come nas tascas portuguesas



No outro dia confrontaram-me com a ideia de que os posts psicasténicos, apesar de variados, carecem sempre de fundamentação, sendo mais baseados em rumores e teorias do que factos propriamente ditos (perdoa-os, Anselmo, porque não sabem o que dizem...). Assim, decidi fazer pesquisa para este post. Tudo o que ler aqui resulta da análise a dezenas de livros de culinária manhosa, pseudo-entrevistas a donos de tascas (falei com um e basta) e relatórios de saúde alimentar (gentilmente furtados a estudantes de veterinária). Se é daqueles que acha que já viu tudo, que sabe tudo, e que nada pode ser aprendido neste blog, então este é o post para si.
Túbaros de porco? .... sabe o que são, cibernauta? É um prato cozinhado no norte que consiste em nada mais nada menos do que testiculos de porco com legumes à mistura. Tomates de porco!!!! Quem raio é que se lembra de cozinhar tomates de porco?! «Hey querida, hoje apetecia-me algo diferente. Podes ir arrancar os tomates ao porco para comer túbaros?». Que se mate o animal para fazer bifes e febras tudo bem, isso é digno. Agora, capar o bicho e comer-lhe os berlindes é cruel. E sopa de cérebro? já ouviu falar? É um prato muito apreciado na altura da matança do porco na Beira Interior, e é feito com.... adivinhe lá: cérebro de porco!!! Basicamente eles fazem uma canja com os miolos do bicho. Acha nojento? Então é porque ainda não provou língua de vitela. Não acredita? Vá a Santarém e entre na tasca da Ti joana. Peça o menu e bom apetite... De certeza que já provou sopa de cobra! Não?! É uma iguaria do interior. E não me façam falar de caracois.....
Se é daqueles crédulos que acha que nos restaurantes portugueses não se comem porcarias ficará chocado por descobrir que 89% dos restaurantes chineses estão em situação irregular devido à infracção de pelo menos uma regra da A.S.A.E. (Autoridade para a Segurança Alimentar e Economica). As más noticias para aqueles que pensavam ser os chinocas os únicos responsáveis são que a A.S.A.E., em apenas 5 meses, detectou em 273 estabelecimentos (portugueses) irregularidades que levaram à recolha de produtos no valor da 2,7 milhões de euros. É muito guito! O mesmo organismo estima que 3 em cada 5 cozinheiros de tascas só lavam as mãos quando saiem do trabalho. Partindo do principio de que o ser humano típico faz 3 pausas para mijar por dia... consegue imaginar o resto. Mas coragem, nem tudo são más noticias. Ok, cozinhamos com pouca higiene, mas somos excelentes cozinheiros e se tomar a devidas precauções pode comer à vontade em tascas.
Faça o que fizer não olhe para a cozinha!! Só se vai arrepender se o fizer. Peça apenas pratos em que possa identificar todos os ingredientes (eu sei, isto exclui a feijoada, a cabidela, o sarrabulho, o empadão, etc... mas é para o seu bem). Finja que é inspector sanitário. Desta forma cozinham-lhe os melhores pratos. Como é que finge? Fácil. Faça perguntas sobre as licenças, a ventilação, as datas do controlo de pestes, peça para ver o livro de reclamações, pergunte a origem dos produtos e estranhe a ausência de toca na cozinheira.
Com fome, caro cibernauta? Longe de o querer assustar, pense nisto como um alerta. A gastronomia portuguesa é boa, desde que não se saiba como é preparada. Acima de tudo espero ter-vos «aberto o apetite» para mais posts psicasténicos.

Abraço do Katano (que por esta altura deve estar a jantar)

34 comentários:

Sub-Lodo disse...

Como consciência gramatical e ortográfica da bloga, sou obrigado a dizer que cozinheiras usam TOUCA e fotos são HOMOLOGADAS. Fora isso, deu-me vontade de ir ao Quim dos Ossos...ou quem sabe ao Kang Le 2 para contar a anedota do 69 ao Katano... Abriste-me o apetite, pá! Vou já jantar! Já agora...aquela cena da Família Feliz sempre me cheirou mal (literalmente)...e nunca tive coragem de provar... Investigue-se!

Anónimo disse...

finalmente uma agradável variação nos textos. nada de anselmos e cenas bué batidas. as férias fizeram-lhe bem katano. apesar de ser longo, lê-se bem. e obrigado por me meter nojo ao facto de eu comer numa tasca todos os dias quando venho das obras.

fã 34 da psicastenica

Anónimo disse...

e qual é anedota 69? agora tm de contar a todos

Maria Tabucchi disse...

As cozinheiras usam de facto touca mas o autor poderia estar a referir-se mesmo à toca da cozinheira. Vá-se lá saber para onde olham os inspectores! ehehehehe

Katano disse...

Cada um entende como quiser :) pode ser um erro ou não... bem visto Luísa Freire.

Sub-Lodo disse...

A pedido de um anónimo:

Dois chineses ao fim do dia e prestes a ir para a cama:

-Quilida, quilida! Vamos fazêle 69?

-Oh, não! Pato com lalanja?

Tubarão disse...

Katano, que saudades eu tinha de um post bem preparado. Este texto é a morcela da bloga, ou seja, é todo o seu sangue, a sua força vital, concentrada e coagulada ao longo de umas linhas. Que lufada de ar fresco, intensa como o cheiro a óleo rançoso que emana de alguns restaurantes! Quanto à comida chinesa, já expressei a minha opinião. Ah, que belas postas de Tareco e Pantufas...

Tubarão disse...

Já agora, como fundador do MASA, sinto-me no dever de prestar um esclarecimento: o verdadeiro carimbo diz "HOMOLGADA" para evitar o risco de falsificações fáceis. Por esta é que vocês não esperavam, mas o MASA passou-vos a perna. Pois é, Sub-Lodo, pois é...

Maria Tabucchi disse...

então o carimbo não diz AMOLGADA?
eu conheço muita gaja com esse carimbo! e há também as mais novitas cujo carimbo ainda diz AMASSADA!

Anónimo disse...

A luísa é amolgada, ou está amassada?
pura curiosidade...

Sara disse...

Eu nem quero pensar por onde anda a comida antes de aparecer no meu prato, senão nunca mais degluto nada. Ainda há pouco tempo tive o exemplo de um fabuloso empregado de peixaria de um qualquer Continente deste país, que, ao empurrar os peixinhos da banca para a caixa de refrigeração, à medida que alguns iam caindo no chão, ele ia apanhando e colocando religiosamente de volta ao lugar de consumo...

Anónimo disse...

Eu só não percebi qual é o problema dos caracois!!!

Maria Tabucchi disse...

eu não sou carimbada!
Nem AMOL nem AMAS. ehehhe

Anónimo disse...

Muito bom, este post. Um post do katano!
Entretanto todos já sabem o que são túbaros.

Queria agora deixar aqui uma sugestão para quem gosta de comezainas.

Túbaros fritos à Ribatejo.

Ingredientes:

alho: 3 dentes

azeite: 1 dl

limão: 2

pimenta: q.b.

sal: q.b.

salsa: 1 raminho

túbaros: 0,5 kg


Preparação:
Corte os túbaros em fatias grossas e leve-os a fritar em azeite numa frigideira, até corarem. Escorra-os muito bem num passador de rede, durante duas horas, sacudindo o escorredor de tempos a tempos. Corte as fatias em cubos e tempere com o sal, a pimenta e o sumo de dois limões, assim como os alhos picados e deixe marinar de uma noite para o dia seguinte. Frite os túbaros em azeite a ferver e decore com salsa picada.

Depois digam-me se é bom ou não..:)

Sub-Lodo disse...

Bem, Katano...já sabemos de onde vêm a força, concentração, precisão para o golf, virilidade, masculinidade e constituição física do Tiger Woods:dos túbaros de porco.

Katano disse...

Quem come 0.5 kgs de túbaros de porco fritos merece respeito

Anónimo disse...

Ah pois..:)Mas eu nao disse que como túbaros, seus sacanas.
Apenas quis dar umas dicas para todos aqueles que os andam a comer crus! Fritos parece ser uma boa alternativa (apreciada no Ribatejo).

Anónimo disse...

mãmã, olha eu na internet!!!!

Anónimo disse...

Agora reparo, então antes do ataque ao orgão reprodutor do bacorino a catana já está conspurcada de sangue?!?!?!?! O que andaram a fazer antes?!? Onde anda o sr.Anselmo? Andaram a fazer filetes de Tubarão? Será qua apanharam o anónimo orelho-fóbico? Justifiquem lá essa mancha de hemoglobina no objecto cortante. Qualquer justificação será aceite. SAUDAÇÕES !

Katano disse...

Como se deve compreender, um par de túbaros não enche a barriga de ninguém por isso muito provavelmente o capador já tinha cortado alguns pares antes daquele. Pode também dar-se o caso de ele não ter limpo a faca da ultima vez que andou a cortar testiculos.

Anónimo disse...

Deferido!
Pode voltar a dar uso à Catana. Queremos hemoglobina, queremos hemoglobina!
Saudações.

Anónimo disse...

Caríssimo Katano: Será que existe algum restaurante especializado na confecção de túbaros? Como será a arca frigorífica de um restaurante desses? Onde é que eles irão arranjar tantos túbaros? Haverá alguma criação de túbaros genéticamente modificados? Quais os efeitos da globalização e da reprodução genéticamente alterada dos túbaros no mundo da culinária? Haverá túbaros do Norte e túbaros do Sul? Qual o peso e dimensões de um túbaro médio? Qual o tempo de gestação necessário? Será possível comer túbaros e laranja logo de seguida sem fazer dor de barriga? O tubarão tem túbaros?

Maria Tabucchi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria Tabucchi disse...

Os túbaros são semeados em estufa, em Março, em terra húmida a 2cm da superfície. Regados de dois em dois dias durante a primeira semana. Quando começarem a germinar são plantados com a distância de 10cm em linha, e em socalcos em terreno fértil.
A colheita faz-se em Maio/Junho.

Anónimo disse...

Pois...túbaros ainda lá vai (com os olhos fechados e alguém a dizer: adivinha o que isto é!!) agora o que é realmente nojento é ver alguém procurar na travessa de carnes várias o... (até custa dizer/escrever..) o cú do frango!! é verdade!!! já assisti ao chocante evento!!! Há quem prefira entre um lombo de cabrito tostadinho, ou de porco ou até o batido peito de frango...o cú! bolas... o cú é muito pior que os túbaros não?!

Anónimo disse...

De zero a vinte daria um dez com muita água benta...Merece tal pela investigação manifestada.
Enfim, melhor do q os anterios posts é de certeza!

Tubarão disse...

10?!?! Aaaaaaaaaaaah! 10 na escala de avaliação das universidades espanholas, isso com toda a certeza. Katano, um post exemplar.

Anónimo disse...

Forretas!!!!

Joaninha disse...

Apesar de todas as contingências, acho que vale a pena arriscar e continuar a apostar nas tascas... Mas sem ser para os túbaros, claro!

Anónimo disse...

Sem dúvida, um post que quebra com o marasmo dos posts anteriormente apresentados e especialmente com o já esgotado Sr. Anselmo.
Mas mantenho a classicação (já agora na escala de avaliação coimbrã).

Anónimo disse...

o povo quer um novo post!! seja feita a sua vontade.

Bichinho disse...

Sub-Lodo, então como é? Estamos à espera...

Sara disse...

Querem ver que tenho que fazer uma petition online a ver se nasce novo post?? :x

Katano disse...

eu assino