terça-feira, outubro 17, 2006

Os Grandes Portugueses


Caros leitores, a Psicasténica já nos habituou a estar na linha da frente da inovação e da criatividade. A posta que aqui hoje surge não foge à regra. Decidimo-nos por vos apresentar um concurso completamente inovador a que demos o nome de "Os Grandes Portugueses" e que consistirá em escolher a figura mais importante da história do nosso país. Para que não vos percais na imensidão de figuras históricas da nossa nobre nação, a Psicasténica oferece-vos uma short list com algumas biografias para vossa orientação. Esta lista não obsta, contudo, ao surgimento de outros nomes que julgueis pertinentes.
Aguardamos expectantes o vosso contributo e em breve divulgaremos o vencedor.

D. Afonso Henriques - Fundador de jovens nações


Nascido em Zebras, concelho de Valpaços, D. Afonso Henriques cedo se viu privado da companhia e exemplo de seu pai. Apesar de jovem, o pequeno Afonso não se coibiu de assumir o papel de chefe de família e traçou, há mais de 800 anos, o que ainda hoje é o estereótipo do bom português. Começou, desde logo, por se fazer sócio do Benfica (1º sócio, daí o cognome de "O Fundador"), renegou a sua família por ser espanhola e tratou sua mãe com um afecto desmedido. Se por vezes foi mais físico na demonstração deste afecto foi-o de forma completamente justificada dado que D. Teresa, sua mãe, era espanhola e não guardou castidade após a morte de seu pai. Este relacionamento familiar lançou as bases para a secular tradição da violência doméstica que é, a par das touradas, uma das mais bonitas tradições do nosso país.
Foi também D. Afonso Henriques o primeiro Chefe de Estado a lançar-se no combate ao terrorismo dedicando parte da sua vida ao extermínio de radicais islâmicos.
É graças a ele que não somos todos da Al'Quaeda ou pior ainda, espanhóis!


Pedro Álvares Cabral - 1º Chulo Intercontinental

Também natural de Zebras, foi um verdadeiro bon vivant que revolucionou o lazer no nosso país. Presidiu à Associação de Estudantes de uma Universidade privada e numa viagem de finalistas um pouco atribulada descobriu o Brasil. O objectivo era uma festa numa caravela ao largo de Peniche mas "acidentalmente" foram todos parar ao Brasil. A viagem foi um sucesso e o Brasil é, ainda hoje e graças a ele, o maior destino de viagens de finalistas. Contudo, este acaba por ser um ponto menor quando comparado com a grandiosidade do seu outro feito. Pedro foi o 1º importador de carnes do Brasil tendo trazido consigo uma nau repleta de voluptuosas morenas tropicais.
Sem ele os prostíbulos portugueses estariam repletos de mulheres peludas e de bigode e não tínhamos visto a Escrava Isaura. Uma figura incontornável.


Soraia Chaves - Ciência/Medicina

Apesar de todos os avanços da ciência no combate à impotência masculina, nenhum medicamento produziu efeitos tão positivos como a simples fantasia de sodomizar Soraia Chaves. O relato do Homem do Coiso, celebrizado pela Liga dos Últimos e impotente crónico é esclarecedor: É só pensar que ela bem, e que tira o coiso e eu coiso... Num é o Pinto da Costa, é a Soraia que coiso. O Pai Natal é Deus e a Soraia coiso. Debiam imbestigar...
A Real Academia Sueca equaciona o seu nome para um Nobel.


Alberto João Jardim - Sustentáculo da PAC

Já dizia Salazar: beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses. Alberto João, um político da velha escola, leva a sério o ditado mas defende que as circunstâncias históricas se alteraram. Segundo AJJ, como Pertegal é membre da Oropa temos o dever de beber veinhe nã só pele melhão de predutores pertegueses mas seim peles veinte melhões de predutores eropeus. Dados da Comissão Europeia revelam que o consumo diário de vinho do Presidente do Governo Regional da Madeira é suficiente para sustentar a produção vitivinicola da União.
Alberto João Jardim é também o exemplo vivo que, em democracia, qualquer idiota, por mais soez que seja, pode aspirar a ser eleito e reeleito durante 30 anos com percentagens esmagadoras.


Zézé Camarinha - Geneticista/Filósofo

Com os Descobrimentos percorremos o mundo e povoamos todos os continentes. Zézé Camarinha fez tudo isso sozinho sem sair da Praia da Rocha. Há hoje aproximadamente 5 biliões de luso descendentes sendo que 98% destes saíram directamente do testículo esquerdo do Mestre Zézé e 1,9(9)% do seu testículo direito. A ele devemos a supremacia racial lusitana no mundo actual.
Zézé, contudo, é mais que um simples reprodutor sendo-lhe reconhecida uma artéria filosófica que o equipara a Sócrates, Descartes ou mesmo José Veiga. Ficará para a posteridade a sua famosa reflexão As mulheres são uma coisa linda e devem ser tratadas como gente. Um hino.


Senhor Anselmo - Desportista / Artista / Político / Descobridor / Cientista / etc...

A dimensão ímpar desta figura e o seu papel e influência na História Universal dispensam quaisquer comentários adicionais.


E para si, quem é o maior português?

17 comentários:

Anónimo disse...

do melhor! já cá fazia falta um post do tigrão... Se bem que discordo da lista apresentada pois falta lá a maior personalidade portuguesa: santana lopes. volta, santana...

fã 34 da psicastenica

Anónimo disse...

É o Rei do Mundo...

Anónimo disse...

Zé Cabra !!!

Sub-Lodo disse...

Isso de D.Afonso Henriques ser do SLB cheira-me muito mal...:) Além de que toda a gente sabe que ele era do Vitória de Guimarães! Mas cá para mim, cá para mim...eu era gajo para votar no José Maria Martins...faltou-te esse na lista, Tigrão!;)

Anónimo disse...

"Dados da Comissão Europeia revelam que o consumo diário de vinho do Presidente do Governo Regional da Madeira é suficiente para sustentar a produção vitivinicola da União."
não fosse este mau naco de prosa e até votava no alberto mas a ter sido assim voto no senhor anselmo. tenha-se como atenuante do escriba, comparável ao grande zé cabra (a crer na douta e comprovada opinião do sr antónio sala das saudosas manhãs da olga e das inesquecíveis canções do grupo maranata ) a aplicação termo Soez. foi muoto bem metido.
em termos metalinguístico-sensoriais, entenda-se

dorian gray

Tigrão disse...

Sub-Lodo: "(...)a Psicasténica oferece-vos uma short list com algumas biografias para vossa orientação. Esta lista não obsta, contudo, ao surgimento de outros nomes que julgueis pertinentes."

Tubarão disse...

Eu já fiz o meu elenco nas Sete Maravilhas de Portugal em www.devaneiosdotubarao.blogspot.com. Mas reconheço que tenho a falha de serem só Maravilhas do período contemporâneo... Assim sendo, o meu voto vai para o Afonso Henriques e a seguir para o Katano.

Anónimo disse...

D. Afonso Henriques nunca seria do slb, pelo simples facto de que não era mouro. Homem do Norte que se preze é do FCP, aliás D. Afonso Henriques sempre foi um ganhador.

4-1 ficaria contente com este resultado

Sara disse...

O maior português de sempre devia ter dois metros e pico. Podíamos votar nele se soubessemos quem foi/é.
Assim sendo voto em mim: só tenho 1,65m mas sou uma grande portuguesa porque ainda resisto à tentação de emigrar para os EUA.

Se não puder ser... olha, que se lixe, voto na Linda de Suza.

Anónimo disse...

É detestável pensar em eleger um grande português, baseando-se na memória colectiva de um povo que esquece (pretensamente?)os episódios mais marcantes de uma nação. A memória colectiva dos portugueses comporta apenas as cenas finais da novela do dia anterior e as notícias mais sensacionalistas do jornal correio da manhã ou da TVI... Na minha opinião para se ser eleito "o" grande português tem de se ser anónimo, trabalhar incansávelmente, sem irritantes falsas modéstias, para o bem-comum, i.e. do qual todos os portugueses possam usufruir. Impossível de ser determinado portanto!

Adágio

Tubarão disse...

Um pessismo desse nível vindo de um gajo com nome de iogurte dava-lhe direito a ser fuzilado por um batalhão do exército com a transmissão em directo da execução na Piscasténica. Fico à espera disso. AFONSO! AFONSO! AFONSO! AFONSO!

Sub-Lodo disse...

Eu venho aqui dizer "faxavôr" que sou o visitante número 7000 da Psicasténica e que este Adágio está muito fora de prazo! O batalhão já foi recrutado, mas o iogurte vai ter que ficar em lista de espera, porque os carrascos pertencem ao Serviço Nacional de Saúde...

Joaninha disse...

Eu voto no Zézé Camarinha. Que está a contribuir para a não extinção da espécie humana! ;)

Anónimo disse...

Eu voto na Isilda! Isilda,Isilda ! Faz os melhores croquetes de Mesão!

Anónimo disse...

Sr. Tigrão...a ideia até é boa,mas tem algumas partes forçadas...já agora,o grande D.Afonso Henriques do benfica???Por amor de deus,ele era do Vitória Sport Club, também conhecido por Vitória de Guimarães (vejam o nome do estádio!!!) e ele próprio mo disse que tinha uma ligeira simpatia com o Sporting,pois era o único clube que fazia referência ao país de onde era oriundo,no nome,país este por quem D.Afonso I (O Conquistador) tanto lutou!!

QUE GRANDE PORTUGUÊS ESTE TAL DE HENRIQUES!!!

Anónimo disse...

Já agora...ninguém se lembra do Jorge Coroado como melhor Português de todos os tempos???

Sílvia Alves disse...

D.Afonso Henriques, no fundo, era um suburbano.
Ele fez o que fez à mãe e à família da mãe (um traidor!) e depois foi por aí a baixo a dar cabo dos coitados dos mouros que tanto fizeram pela costa oeste da península! Era um autêntico terrorista ocidental! Criou um paísinho a pensar certamente que ainda podia alargá-lo para oeste com plataformas petrolíferas e torná-lo uma grande potência mundial!
Tinha a mania das grandezas e quando olhou para o mapa de estadas que o avô lhe tinha dado deve ter feito mal as contas convencido de que 1/1000 significava 1cm=1000Km... enfim, enganos!
Por isso voto no Helder Rodrigues que termina em 5º da geral, em cima da bela motinha, a corrida por terras de mouros! Viva!